Maceió

Animais abandonados em Maceió ganham heróis durante pandemia de Covid-19

O número de cães a gatos deixados nas ruas da capital aumentaram

Por Marcos Filipe Sousa 15/05/2020 15h03
Animais abandonados em Maceió ganham heróis durante pandemia de Covid-19
Maurício é um dos cuidados que estão acolhendo animais abandonados nessa pandemia - Foto: Reprodução

Entre as ruas vazias com a diminuição de pessoas devido ao isolamento social causado pelo novo coronavírus, pequenos seres pedem socorro por um abrigo, alimento e carinho. Desde o início da pandemia, heróis seguem cuidando de gatos e cachorros abandonados pelas vielas na capital.

O biólogo Maurício Carnaúba é um dos que estão na linha de frente recolhendo e procurando lares para os bichinhos. Ele falou que desde o início das medidas de isolamento social e do fechamento de estabelecimentos comerciais, mais animais abandonados estão sendo encontrados nas ruas.

“Além da questão econômica envolvida, a cada vez que se noticiam casos de contração de COVID-19 por animais domésticos ou de zoológicos, também percebemos mais ocorrências de abandonos. Os mercados públicos e feiras livres, tradicionalmente conhecidos como pontos de abandono, receberam mais animais depois da chegada da COVID-19 no Brasil”, explicou.

Ele disse que em Maceió, considerando que os abrigos das ONG's praticamente não resgatam mais animais por problemas de superlotação, esse trabalho de resgate é feito geralmente pelos protetores independentes. “Nas primeiras semanas, por exemplo, foram abandonadas duas caixas com cinco e seis filhotes cada na calçada do meu condomínio. Vale salientar que as residências dos protetores independentes acabam sendo os pontos de abandono preferidos, depois dos pontos supracitados”.

De outro lado, famílias estão adotando esses animais, sensibilizadas com a situação e a vontade de ter um animal.

“Muitas perceberam o isolamento social como o momento ideal para realizar uma adoção, uma vez que teriam mais tempo para passar pelo momento de adaptação entre o animal e a família. Além desse aspecto, o emocional também tem sido determinante para o aumento de adoções. Muitas pessoas estão adotando gatos e cães, desejando estabelecer uma relação afetiva, num momento em que não podem estar junto presencialmente as suas famílias e amigos”, explicou.

Uma das armas de divulgação para este causa está sendo as redes sócias. “Procuro trabalhar dando lar temporário a filhotes e adultos em pós-cirúrgico de castração. Faço o possível para que os meus hóspedes encontrem um lar onde possam viver em lares definitivos, dotados de bons cuidados e muito amor. Meus stories do instagram são praticamente dedicados ao trabalho de divulgação de animais disponíveis para adoção, sejam os que são resgatados por mim, por meus amigos e por qualquer pessoa que me peça divulgação”.

Quem quiser ajudar divulgando ou mesmo financeiramente, pode procurar o Maurício pelo Instagram @carnauba.m ou por WhatsApp no 82 999709991.

“Procuro destinar qualquer ajuda financeira à castração dos animais a que dou lar temporário, assim como aos animais que vivem nas ruas. Alimentar esses bichos também é uma forma de conquistar sua confiança, o que pode facilitar sua captura. Isso me gera um aumento na quantidade de ração que preciso comprar todos os meses”, colocou.

Ele espera que as pessoas reflitam nesse momento. “Se os abrigos que já recebem doações regularmente estão necessitados, imagine aquelas pessoas que fazem seu trabalho com muito menos visibilidade e cuidam de animais que nunca encontraram um lar ou sequer foram resgatados”.