Saúde

Covid-19: Hospital Metropolitano começa a funcionar neste sábado (16)

Abertura foi antecipada para reforçar combate à pandemia

Por Redação, com assessoria 16/05/2020 07h07
Covid-19: Hospital Metropolitano começa a funcionar neste sábado (16)
Abertura foi antecipada para reforçar combate à pandemia - Foto: Agência Alagoas

Inaugurado nesta sexta-feira (15) pelo governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, o Hospital Metropolitano, localizado no Tabuleiro dos Martins, parte alta de Maceió, começa a atender vítimas do novo coronavírus a partir de hoje (19). A abertura da unidade saúde foi antecipada pelo Governo do Estado em função da pandemia da Covid-19.

O equipamento disponibiliza 160 leitos exclusivos para tratamento da doença, sendo 30 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 130 de enfermaria. Além da estrutura com respiradores, monitores multiparâmetro e bombas de infusão, entre outros equipamentos, o Hospital Metropolitano permitirá a realização de exames de tomografia computadorizada – procedimento imprescindível para investigação de doenças respiratórias. 

O maior investimento em saúde pública da história de Alagoas – com valor em torno de R$ 80 milhões em recursos próprios – possui em sua estrutura seis pavimentos e 15 alas e terá capacidade para realizar 10.300 atendimentos por mensais quando estiver operando por completo.

O governador Renan Filho lembra que, apesar de unidade representar a expansão do número de leitos, o verdadeiro controle da pandemia acontece com o isolamento social. “Infelizmente, nesse período mais recente, tem morrido quase o dobro das pessoas do que antes. Fique em casa para a curva na acelerar e não colapsar a rede de saúde. Por favor, fiquem em casa”, apela o gestor.