Política

Vereador pede suspensão da venda de cloroquina e ivermectina em pet shops

Segundo Francisco Sales, pessoas estão comprando medicamentos de uso veterinário

Por Redação, com assessoria 16/05/2020 10h10
Vereador pede suspensão da venda de cloroquina e ivermectina em pet shops
Vereador Francisco Sales - Foto: Assessoria

O vereador Francisco Sales (PSB) anunciou que vai encaminhar ao Ministério Público Estadual (MPE) e a Defensoria Pública Estadual (DPE) um pedido de recomendação para suspensão da venda das substâncias de cloroquina e ivermectina em pet shops. Segundo o paralmentar, os medicamentos possuem formulações diferentes do medicamento para humano.

O pedido ocorre após o recebimento de denúncia de que pessoas estão realizando a compra e fazendo o uso desses medicamentos que são exclusividade do uso veterinário.

O vereador alerta que as pessoas estão apreensivas para fazer o uso das duas substâncias indicadas no tratamento para a Covid-19 e como não encontram nas farmácias, que estão tendo dificuldades para manter seus estoques, acabam recorrendo aos pet shops.

“Mas existe um risco muito grande nisso. São remédios com o mesmo nome, mas a indicação e a substância são diferentes, trazendo um sério risco à saúde de qualquer cidadão. Por isso é necessário que haja a suspensão ou o controle dessa venda”, afirmou Francisco Sales.

O próprio Conselho Federal de Farmácia (CFF) já havia alertado que os medicamentos veterinários possuem formulações diferentes do medicamento para humano. Tanto que eles são registrados no Ministério da Agricultura, enquanto os medicamentos para humano são registrados na Anvisa.

No pedido formulado, o vereador sugere que não havendo a possiblidade da suspensão da venda, que ela seja feita de forma restrita apenas com receituário do médico veterinário, já que é uma forma de limitar o acesso as medicações.  

Além de enviar o pedido ao Ministério Público e a Defensoria, o vereador ainda irá oficiar a Vigilância Sanitária em Maceió, o Conselho Regional de Farmácia (CRF/AL), e o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas (CRMV/AL).