Justiça

Invasão de sistema do Tribunal de Justiça foi denunciada à Delegacia de Crimes Cibernéticos

Site foi invadido por hackers, que se prontificaram em corrigir falhas na segurança

Por 7Segundos 17/05/2020 16h04
Invasão de sistema do Tribunal de Justiça foi denunciada à Delegacia de Crimes Cibernéticos
Sede do Tribunal de Justiça de Alagoas, no Centro de Maceió - Foto: Dicom TJ/AL

A invasão ao sistema do Tribunal de Justiça de Alagoas deve ser investigada pela Delegacia de Crimes Cibernéticos. Segundo nota encaminhada para a imprensa, a Diretoria de Tecnologia da Informação (Diati) do TJ, assim que constatou a invasão do site, que ocorreu na manhã de sábado (16), mobilizou o corpo técnico e adotou medidas para restaurar a segurança do sistema do Judiciário, que contém informações sobre todos os processos em andamento e encerrados em Alagoas, alguns deles com dados que são sigilosos para o público e que só podem ser acessados por meio de senhas específicas.

Os hackers que invadiram o site chegaram a deixar uma mensagem na página inicial do site do Tribunal de Justiça, informando que o sistema estava "muito vulnerável" e "manipulado por pessoas de má índole". Na mensagem, os harckres chegaram a publicar o nome de um perfil no Twitter e informar que, por meio daquele perfil, eles poderiam "explanar melhor" como resolver os problemas de segurança. No final da mensagens, eles ainda disseram que o TJ não teria dificuldade em recuperar a página normal.

No comunicado, o Poder Judiciário atestou ter sido vítima de prática ilegal, mas que não houve prejuízo nos processos eletrônicos. Confira a nota abaixo;

 

Comunicado - Tecnologia TJAL

Informamos que o portal de notícias do Poder Judiciário de Alagoas foi, de fato, vítima de prática ilegal, na manhã deste sábado. 

Tão logo o problema foi constatado, a Diretoria de Tecnologia da Informação (Diati) mobilizou seu corpo técnico e adotou todas as providências possíveis. 

Providências também estão sendo tomadas junto à Delegacia de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de Alagoas. 

Ressaltamos que não houve prejuízo algum aos demais sistemas, nem tampouco ao de processos eletrônicos.

Diretoria de Comunicação (Dicom TJAL)