Geral

Prematuro que já passou por 5 internações se recupera da Covid-19

O pequeno Bernardo ficou 13 dias internado por causa do coronavírus.

Por G1 17/05/2020 10h10
Prematuro que já passou por 5 internações se recupera da Covid-19
Família não acompanhou o pequeno Bernardo enquanto ele estava internado com coronavírus - Foto: G1

O pequeno Bernardo, de 1 ano e 4 meses de vida, faz jus ao significado de seu nome: “forte como um urso”. É o que garante a mãe do menino, a dona de casa Luana Furtado, 32. Após quatro reinternações por questões cardiorespiratórias, o pequeno, que nasceu prematuro de 27 semanas, precisou superar mais um desafio: o diagnóstico positivo para a Covid-19. No dia 30 de abril, ele foi internado, mais uma vez, na Clínica Pediátrica do Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, onde passou 13 dias, 5 deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Mas no dia 12 de maio, Bernardo recuperou-se e teve alta hospitalar.

O Ceará chegou neste sábado (16) a 23.795 registros de Covid-19 e 1.614 mortes, segundo a mais recente atualização da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde, às 17h30 deste sábado (16).

“Isso nunca passou pela minha cabeça. Os sintomas que ele tava apresentando eram semelhantes aos problemas que já tem por ser prematuro”, conta Luana. “Levei a um médico, em Ipu, e ele disse que a respiração estava boa. É uma característica de quem está com a Covid, a ausculta pulmonar não altera muito", afirma a mãe de Bernardo.

Mesmo com sintomas leves - cansaço e moleza no corpo, Bernardo foi encaminhado ao HRN e fez o teste para saber se estava com a Covid-19, suspeita que se confirmou. “Fez o teste e no dia seguinte ficou internado. Já começaram o tratamento com antibióticos”, lembra a mãe. “Quando recebi a notícia tomei um susto, mas também agradeci porque os sintomas eram leves e ele reagiu muito bem e rápido. O Bernardo é muito forte”.

Por conta do histórico de problemas respiratórios ocasionados pela prematuridade, Bernardo chegou a ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital cearense, onde permaneceu durante cinco dias. Para a mãe, que nas outras quatro internações esteve fisicamente ao lado do filho, não poder fazer o mesmo por conta do risco de contágio foi difícil. “Desde que ele nasceu, eu nunca fiquei distante. Eu vivo de quarentena por dele. O cuidado tem que ser redobrado”, conta.

Cuidado que fez com que Luana, seu esposo, o enteado e Bernardo mudassem do Rio de Janeiro ao Ceará, no último dia 20 de abril, para morar próximo à família, na cidade de Hidrolândia: “Estamos construindo nossa casa em cima da dos meus pais. A gente tá concluindo a obra”, explica Luana.

É lá onde, em breve, toda a família irá se reunir. Bernardo teve melhora no quadro clínico e recebeu alta médica, na terça-feira (12). Deixando o corredor da unidade sob aplausos, a mãe segurou a plaquinha com a seguinte frase: “Sou prematuro extremo e venci a Covid-19″.

Agora, já em casa, a família segue tomando todos os cuidados, mantendo o distanciamento social, utilizando máscaras e higienizando com frequência as mãos. Felizmente, nenhum outro familiar apresentou sintomas da doença, afirma Luana.