Geral

EUA: Protestos contra lockdown podem ser foco de coronavírus, sugerem dados

Manifestantes tiveram contato com diversas pessoas durante o trajeto até o protesto

Por Uol 18/05/2020 09h09
EUA: Protestos contra lockdown podem ser foco de coronavírus, sugerem dados
Coronavírus - Foto: Reprodução / Internet

Protestos contra o lockdown (o bloqueio total de uma região) nos Estados Unidos podem ter sido foco de contaminação do novo coronavírus. A informação é baseada em dados de localização de celulares dos americanos e foi divulgada ao jornal britânico The Guardian.

Dados do Comitê de Proteção ao Medicare indicam que manifestantes viajam vários quilômetros para ir e voltar dos protestos e têm contato com um número relevante de pessoas nesse trajeto. 

O comitê acredita que as manifestações tiveram um papel importante na disseminação da covid-19 em regiões dos EUA em que a doença apresentava números baixos. 

As informações de localização são anônimas e não permitem a identificação das pessoas. Os dados são coletados por cientistas de dados da empresa VoteMap que usaram as localizações para determinar a movimentação de manifestantes no final de abril e início de maio.

Nesse período foram registradas manifestações nos estados de Michigan, Wisconsin, Illinois, Colorado e Flórida. 

Em Michigan, após um protesto em 30 de abril, celulares que estavam presentes no ato foram registrados retornando a todas as partes do estado.