Política

Governo nomeia indicado do PL para diretoria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Garigham Amarante Pinto é homem de confiança do presidente do partido Waldemar da Costa Neto, condenado no mensalão

Por G1 18/05/2020 10h10
Governo nomeia indicado do PL para diretoria do  Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Governo nomeia indicado do PL para diretoria do FNDE - Foto: Reprodução

O governo nomeou um indicado do PL para o cargo de diretor de Ações Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Garigham Amarante Pinto, advogado de formação, vinha atuando nos últimos anos em funções de assessoria no partido. A nomeação foi publicada no "Diário Oficial" nesta segunda-feira (18).

O presidente Jair Bolsonaro, nas últimas semanas, passou a negociar cargos do governo com siglas da Câmara, em especial com aquelas que fazem parte do chamado Centrão.

O grupo reúne partidos de orientação de centro-direita que, pela quantidade de deputados que possui, pode ser decisivo em votações na Casa. Bolsonaro quer construir uma sustentação política que evite, por exemplo, a abertura de um processo de impeachment contra ele.

O cargo mais recente de Garigham era de assessor do líder do PL na Câmara, deputado Wellington Roberto (PB). Garigham é homem de confiança do presidente do partido, Waldemar da Costa Neto, condenado no julgamento do mensalão.

FNDE

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação é uma das autarquias do Ministério da Educação e responde pela execução de uma série de programas de alcance nacional, como:

  • o Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD)
  • o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância)
  • o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

Em 2019, o orçamento previsto do fundo foi de cerca de R$ 55 bilhões.