Justiça

Justiça determina que faculdades particulares reduzam mensalidades

Decisão deve durar até o fim da pandemia do novo coronavírus

Por 7Segundos com Defensoria Pública 19/05/2020 16h04
Justiça determina que faculdades particulares reduzam mensalidades
Sede do Tribunal de Justiça de Alagoas, no Centro de Maceió - Foto: Dicom TJ/AL

O Judiciário determinou descontos das mensalidades para os estudantes da Faculdade Estácio (FAL), enquanto as aulas estiverem suspensas em virtude da pandemia do Coronavírus (Covid-19). 

A determinação fixou prazo de 48h, para que a faculdade reduza em 30%, o valor líquido das mensalidades dos estudantes matriculados em disciplinas teóricas e, em 50%, as mensalidades dos que cursam disciplinas teóricas e práticas, sob pena de multa diária de R$ 2 mil, em caso de descumprimento.

A decisão beneficia a todos os discentes, inclusive, os que possuem financiamento estudantil parcial ou total e não altera benefícios ou abatimentos que os alunos já possuam, tais como convênios, Educa Mais Brasil, Quero Bolsa, Segunda Graduação, entre outros.

Por fim, a liminar impede que a faculdade insira os estudantes em cadastros de consumidores, por dívidas originadas a partir de março até o retorno das atividades.

O pedido foi feito pelo defensor público Isaac Vinícius Costa Souto. Nas últimas semanas, a Defensoria Pública do Estado ingressou com três ações civis públicas solicitando a redução das mensalidades para estudantes universitários.