Política

Vereadores iniciam série de reuniões para tratar da pandemia da Covid-19

Nesta segunda, por videoconferência, os parlamentares discutiram questões ligadas à Saúde

Por Assessoria 19/05/2020 08h08
Vereadores iniciam série de reuniões para tratar da pandemia da Covid-19
Vereadores participam de encontro virtual com Renan Filho e Alexandre Ayres - Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Maceió, o Governo de Alagoas e a Secretária de Estado da Saúde vão passar a ter reuniões semanais para discutir medidas, sugestões e encaminhamentos feitos pelos vereadores para diminuição dos danos causados pela pandemia da covid-19 no Estado e na Capital. A definição foi tomada em reunião, por meio de vídeo conferência, entre os representantes da Casa de Mário Guimarães, o governador Renan Filho (MDB) e o secretário de Saúde, Alexandre Ayres.

Já a Câmara, esteve representada pelos vereadores Zé Márcio Filho (MDB), Samyr Malta (PTC), Luciano Marinho (MDB), Ana Hora (MDB), Chico Filho (MDB), Silvania Barbosa (PRB), IB Breda (MDB), Mauro Guedes Jr (MDB) e Siderlane Mendonça (PSB).

"Foi bastante importante a aproximação que tivemos nesta videoconferência com o governador Renan Filho e o secretário Alexandre Ayres. Temos procurado fazer nossa parte, mas agora com o anúncio dos encontros online semanais vamos poder estar mais perto das decisões, opinar, sugerir e apontar caminhos que melhorem a vida da população com relação à pandemia", destacou Zé Márcio Filho.

Líder do governo no Legislativo, Samyr Malta também classificou como bastante produtivo o encontro virtual com Renan Filho e Alexandre Ayres.

"Muito importante termos essa aproximação, tendo em vista que somos nós vereadores que estamos na ponta, ouvindo as necessidades e demandas da população. Eu mesmo pude sugerir, com aprovação do governador, a necessidade de melhorar a organização nos Centros de Triagem para evitar aglomerações, como sabemos que tem ocorrido. O governador e o secretário explicaram outras dúvidas que tínhamos sobre medicamentos e profissionais da área da Saúde e isso ajuda bastante também para que tenhamos um norte nesse contexto de crise nunca antes vista na história ", afirmou Malta.

MAIS REUNIÕES - Empenhados em participar das decisões e encaminhamentos tomados pelos Executivos estadual e Municipal, os vereadores devem se reunir, também de firma virtual, com o secretário de Saúde Maceió, José Thomaz Nonô, para tratar de assuntos como estoque de medicamentos e disponibilidade de profissionais de Saúde para a Atenção Básica nos postos da capital.

"É um problema a mais porque, apesar de a covid-19 ser a pauta prioritária em todo o mundo, as pessoas continuam adoecendo de outras comorbidades e não podemos deixar que elas fiquem sem atendimento. Por isso, será importante o encontro, online, que acontece nesta terça à tarde", avaliou Luciano Marinho, que também se reuniu, com os demais vereadores já citados, nesta segunda-feira (18) pela manhã, com o superintendente da SMTT, Antônio Moura

"Com a SMTT, a preocupação foi discutir o retorno da frota de ônibus em quantidade que faça com as pessoas, que precisam trabalhar mesmo na pandemia, tenham coletivos à disposição e que não se aglomerem não terminais para conseguir transporte. O superintendente Antônio Moura garantiu que lugares como Benedito Bentes, maior terminal de Maceió, está sendo fiscalizado para que não haja mais aglomerações" explicou Marinho.