Política

Pandemia é deixada de lado e deputados estaduais trocam farpas em sessão Plenária

Deputado diz que covardes fazem ataques desnecessários ao governo de Alagoas enquanto população está aflita pela Covid-19

Por Berg Morais 19/05/2020 17h05
Pandemia é deixada de lado e deputados estaduais trocam farpas em sessão Plenária
Sessão plenária virtual da Assembleia Legislativa - Foto: Assessoria

A Assembleia Legislativa Estadual (ALE) retornou suas atividades nesta terça-feira (19) com um debate acalorado entre os grupos da oposição e situação ao governador Renan Filho (MDB). O deputado Davi Maia (DEM) voltou a fazer acusações contra órgãos do governo estadual e foi rechaçado pelos deputados Francisco Tenório (PMN) e Sílvio Camelo (PV).

Maia iniciou sua fala acusando a secretaria estadual de Comunicação Social de produzir notícias falsas. “Temos que tratar da maior máquina de produção de fake news de Alagoas: a secretaria de Comunicação. Onde temos lá o grande comunista, seguidor de Stalin, camarada Ênio Lins, o chefe da jagunçada digital”, disse o parlamentar, revelando que ainda aguarda os pedidos que fez sobre os gastos da pasta.

O deputado também atribuiu à secretaria de Comunicação a manipulação de dados oficiais. “Mais uma vez alteraram o gráfico do portal da transparência. Já não sabem mais como explicar os gastos. Simplesmente retiraram os demonstrativos de gastos com comunicação e colocaram como sendo 'Outros serviços de terceiros. Quase R$ 10 milhões. Gostaria de saber qual a ligação entre comunicação e teste de Covid-19?”, cobrou Maia.

O líder do governo na Casa, deputado Sílvio Camelo, fez uma prestação de contas das ações mais recente de combate ao coronavírus por parte do governo do Estado. Sem citar nomes, ele fez referência a outro inimigo que a sociedade enfrenta. “Há um inimigo igualmente traiçoeiro, cruel e mortal que age nas sombras: primeiro no silêncio, depois fazendo barulho, semeando mentira e discórdia. As notícias falsas são urdidas em oficinas de mentiras e maldades feitas para confundir. Quem as cria e propaga não se importa se uma pessoa próxima pode morrer. Para ela, espalhar a mentira é mais importante”, disse Camelo, fazendo referencia a um adágio popular: “se não quer ajudar, pelo menos não atrapalhe”.

O deputado Francisco Tenório também entrou no debate para criticar o posicionamento de Davi Maia em só apresentar críticas contra a gestão estadual e não mostrar ações que ajudem a combater o coronavírus. Ele ainda repudiou o modo que o oposicionista trata uma autoridade como o governador de Estado ao chamá-lo de mentiroso. “Precisa de uma dose cavalar de paciência, de reflexão, de calma, para que ajude melhor o alagoano nesse momento de pandemia, em que a população esta aflita. Parece que Vossa Excelência tira proveito da aflição da população”, disparou.

Tenório endureceu suas colocações a respeito da atuação parlamentar de Davi Maia. “Que seja uma oposição propositiva e não apenas crítica, pejorativa. Não apenas uma oposição destrutiva levando denúncias num momento em que a população precisa de socorro. Fica vossa excelência fazendo denúncias todos os dias incentivando, quem sabe, críticas ao governo”.

Por fim, Tenório disse que o governador tem sofrido ataques desnecessários e caracterizou quem produz essas ações como pessoas covardes. “Os covardes que atacam o governador só porque quer ser oposição. Quer surgir, que aparecer, quer ganhar mídia. É muito fácil criticar num momento desse. Difícil é fazer. Difícil é ir pra rua e executar como o governador Renan tem feito”, concluiu.