Maceió

Maceió continuará seguindo protocolo próprio para uso de cloroquina

Médico avalia quando é necessário prescrever medicamento

Por Marcos Filipe Sousa 20/05/2020 14h02
Maceió continuará seguindo protocolo próprio para uso de cloroquina
Ministério ressaltou que ainda não há muitos artigos científicos que comprovam eficácia da cloroquina - Foto: YURI CORTEZ/AFP

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital continuará seguindo o protocolo próprio para o uso de cloroquina para pacientes com a Covid-19. Na manhã desta quarta-feira (20), o Ministério da Saúde divulgou novo protocolo para uso do medicamento.

De acordo com o órgão municipal, o médico avalia quando é necessário prescrever da cloroquina e que o paciente também assina o termo de responsabilidade, algo que está no protocolo divulgado pelo Governo Federal.

Também informaram que a cloroquina tem sido distribuída para as unidades de referência em síndrome gripal do município.

A recomendação do Ministério da Saúde era um desejo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), considerado defensor do medicamento. A insistência no remédio levou a divergências, e por consequência a queda, de dois ministros da Saúde: Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich.

No documento do Ministério, que não possui a assinatura de médicos, foi destacado que "até o momento não existem evidências científicas que possibilitem a indicação de terapia farmacológica específica para a covid-19".

Segundo a orientação da pasta, o uso dos três medicamentos deve seguir a sintomatologia do paciente, de acordo com a gravidade do quadro da doença (sinais leves, moderados ou graves). O ministério também ressalta os riscos da automedicação e que qualquer uso de remédios deve ter acompanhamento de um médico.