Política

Moradores sofrem com a falta de saneamento básico em conjunto habitacional no Pilar

Com o período das chuvas, ruas alagam e água invade as casas

Por 7Segundos 20/05/2020 18h06
Moradores sofrem com a falta de saneamento básico em conjunto habitacional no Pilar
Renato Filho, prefeito do Pilar - Foto: Redes sociais

Os moradores que vivem no conjunto Rubens Canuto, no Pilar, sofrem com a falta de saneamento básico e com obras inacabadas da Prefeitura. Com esgoto a céu aberto e falta de pavimentação das vias, pessoas estão sofrendo com o período das chuvas com alagamentos que chegam a entrar nas casas. O 7Segundos recebeu vídeos que mostram a difícil realidade de centenas de famílias.

Segundo uma moradora, apenas uma hora de chuva nesta quarta-feira (20) foi o suficiente para deixar os moradores da comunidade ilhados em suas casas. “É um problema antigo. Sempre que chove é assim. A gente fica desesperada, sem dormir e com medo de perder tudo, inclusive a vida”, relatou dona Maria José, de 58 anos.

Um vereador do município esteve no Conjunto Rubens Canuto e cobrou do prefeito Renato Filho políticas públicas para as famílias que ali residem. Presente no local, o parlamentar registrou os relatos dos moradores e atentou para diversos problemas. “O mau cheiro é terrível. Há risco de doenças, pessoas podem ser eletrocutadas. É um descaso total”, denunciou Paulinho Bugarim.

Em um dos vídeos, é possível ouvir o relato de uma moradora que chegou a pedir um posicionamento do prefeito, mas acabou sendo desprezada. “Ele disse que não pode fazer nada por causa da quarentena e depois me bloqueou [do whatsapp]”, revelou. Ainda é possível ouvir um homem falando que os próprios moradores que fazem a limpeza das galerias que acabam transbordando.

Em nota enviada ao 7Segundos, a prefeitura disse que o problema foi resolvido.

NOTA

A Prefeitura Municipal do Pilar esclarece que diante da última chuva que caiu na cidade, a Quadra V do conjunto Rubens Canuto ficou alagada. O problema era antigo e atormentava os moradores. Entretanto, o prefeito Renato Filho através da Secretaria de Infraestrutura fez um dique de contenção. Além disso foi feito o bombeamento da água para solucionar de vez o problema.