Política

Lula pede desculpa por fala sobre coronavírus: 'Frase totalmente infeliz'

Durante entrevista sobre a pandemia, ex-presidente disse que "ainda bem que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus"

Por Correio Brasiliense 20/05/2020 17h05
Lula pede desculpa por fala sobre coronavírus: 'Frase totalmente infeliz'
Lula pede desculpa por fala sobre coronavírus: 'Frase totalmente infeliz' - Foto: Reprodução Instagram

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu desculpas após falar em uma live que a pandemia de coronavírus teria um efeito positivo, que era fazer o mundo voltar a valorizar o papel do Estado na economia. "Usei uma frase infeliz, que não cabia, para tentar explicar que é no auge da crise que a gente entende a importância do SUS e do Estado. Peço desculpas a quem se sentiu ofendido", disse. 

Lula falou também que poderia ter usado a palavra “infelizmente”, no lugar de “ainda bem” e teria soado completamente diferente. "Eu sou ser humano movido a coração, eu sei o sofrimento que causa a pandemia, não poder enterrar seus parentes, eu não saio de casa do dia 12 de março até agora. Nasceu netinha minha e eu não fui ver. Acredito piamente, enquanto não tiver remédio, a melhor solução para não pegar a doença é ficar em casa", acrescentou.

A fala polêmica  aconteceu na terça-feira (19/5), em entrevista à revista Carta Capital. Lula disse que "ainda bem que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus. Porque esse monstro está permitindo que os cegos enxerguem, que os cegos comecem a enxergar, que apenas o Estado é capaz de dar solução a determinadas crises”

Mortes por coronavírus 

Segundo dados oficiais do Ministério da Saúde, 17.971 pessoas morreram de coronavírus no Brasil. No total, 271.628 pessoas foram infectadas no país. A última atualização da pasta, na terça-feira (19/5), contabilizou 1.179 óbitos em 24h. . O Brasil já é o terceiro país do mundo com mais infectados.