Tempo

Defesa Civil alerta para previsão de chuva moderada nesta quarta-feira

Aviso meteorológico foi emitido pela Sala de Alerta, da Semarh

Por Redação, com assessoria 20/05/2020 08h08
Defesa Civil alerta para previsão de chuva moderada nesta quarta-feira
Em caso de ocorrência, Defesa Civil de Maceió deve ser acionada através do número 199 - Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) alerta a população para a previsão de chuvas com intensidade moderada a partir da noite dessa terça-feira (19). Em caso de ocorrência, a orientação é acionar a Defesa Civil de Maceió pelo número 199.

Segundo aviso meteorológico emitido pela Sala de Alerta, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a previsão é de chuvas moderadas com pancadas fortes para o litoral até esta quarta-feira (20).

Por causa da possibilidade de chuva moderada, a Defesa Civil de Maceió emitiu, por meio do sistema de alerta via SMS, mensagens informando sobre a ocorrência de chuvas com potencial de risco à população, como alagamentos e deslizamentos. A medida, que usa o sistema de alerta nacional de Defesa Civil, permite ações antecipadas de autoproteção, de proteção da comunidade.

Os profissionais do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil (Cimadec) estão de plantão fazendo o monitoramento hidrometeorológico e trabalhando em nível operacional de atenção dentro do Protocolo de Proteção e Ação da Defesa Civil de Maceió.

O órgão municipal orienta a população que se encontra em área de risco em Maceió que, caso não se sinta segura durante a chuva, procure abrigo em local seguro – a exemplo de casa de parentes – e acione a Defesa Civil para avaliação da área. O acionamento deve ser feito através do número 199.