Geral

Imagem de "garçom" que teria morrido devido à quarentena é falsa

Imagem de "garçom" que teria morrido devido à quarentena é falsa

Por Agência Alagoas 20/05/2020 11h11
Imagem de 'garçom' que teria morrido devido à quarentena é falsa
Informação espalhada pelas redes sociais é falsa - Foto: Agência Alagoas

Circula nas redes sociais, em Alagoas, a foto de um homem que supostamente seria garçom e teria falecido devido aos decretos estaduais que estabelecem o distanciamento social e o fechamento de serviços não essenciais. A fotografia e toda a história por trás dela são falsas. A foto não foi tirada em 2020, muito menos em Alagoas.

A imagem integra o perfil do famoso e premiado fotógrafo suíço Thomas Leuthard, conhecido por registrar a realidade da vida cotidiana nas ruas. O clique foi feito há seis anos, em 03 de fevereiro de 2014, em Bangkok, capital da Tailândia, e foi batizado de "Whithout alcohol, money e facebook... the World would be a better place", em tradução livre: “Sem álcool, dinheiro e facebook... o mundo seria um lugar melhor”.

Na imagem aparece ainda o governador de Alagoas, Renan Filho, e os seguintes dizeres, totalmente falsos: “Este é Pedro, pai de três filhos, trabalhava como garçom antes da quarentena. Este é o vírus que matou Pedro. Fora Renan, Impeachment Já”.

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890.