Justiça

Justiça aceita denúncia de improbidade contra ex-prefeito de Maribondo

Leopoldo Pedrosa foi preso e responde por tráfico de drogas

Por 7Segundos, com Assessoria 20/05/2020 11h11
Justiça aceita denúncia de improbidade contra ex-prefeito de Maribondo
Leopoldo Pedrosa - Foto: Divulgação/Redes Sociais

O juiz Raul Cabus, da Vara única de Maribondo, decidiu pelo recebimento da denúncia em ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito da cidade, Leopoldo César Amorim Pedrosa. Também são acusados no processo sua cunhada Magna Cleone Leão Guimarães, e um sobrinho, Victor Amorim Pedrosa Silva.

Segundo a denúncia, Leopoldo contratou ilegalmente a cunhada, para o cargo de secretária adjunta de Assistência Social, e o sobrinho, como secretário adjunto de Administração.

Para o juiz, os fatos narrados apontam indícios da prática de atos ímprobos. “As informações até aqui prestadas e os documentos acostados impõem a necessidade, mediante o contraditório que será estabelecido, de averiguar a natureza dos cargos desenvolvidos pelos réus, bem como a presença de conhecimento técnico para o exercício da função”.

De acordo com o Ministério Público, após inquérito civil, foi expedida recomendação para que o prefeito não contratasse parentes para cargos em comissão, bem como informasse sobre a existência de algum deles ocupando cargos.

O gestor então respondeu que estavam exercendo cargos, de natureza política, a sua mãe, Leopoldina Maria de Oliveira Amorim; seu irmão Alberto Jorge Amorim Pedrosa; e seu filho Carlos Alberto Falcão Pedrosa Netto.

No entanto, segundo o MP, verificou-se omissão dolosa por parte de Leopoldo, quanto à contratação da cunhada e do sobrinho. Na ocasião, o MP pediu a exoneração dos dois secretários, o que foi deferido pelo juiz em 11 de novembro de 2019.

Preso por tráfico

Na semana passada, ex-prefeito de Maribondo, Leopoldo Pedrosa, foi preso em uma casa município de Paripueira. Ele estava foragido desde março quando rompeu a tornozeleira eletrônica

Leopoldo Cesar Amorim Pedrosa responde por tráfico de drogas. Em 2019, ele foi detido em bar no município de Arapiraca, pois havia uma mandada prisão contra ele pela morte de um corretor de imóveis em 2015. No momento da prisão, ele portava uma arma de fogo e, em seguida, a polícia encontrou quase 1 kg de cocaína na fazenda dele.