Alagoas

Feriados podem ser antecipados como novas medidas de isolamento social

Capital é epicentro da pandemia no Estado e pensa em possibilidade

Por Marcos Filipe Sousa 20/05/2020 14h02
Feriados podem ser antecipados como novas medidas de isolamento social
Assunto já está sendo estudado na capital e população aguarda novo decreto do Estado - Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

O estado de São Paulo e sua capital foi um dos primeiros lugares a anteciparem feriados na tentativa de aumentar o isolamento social no combate à Covid-19. Essa não é uma realidade que está longe dos maceioenses já que a Prefeitura da cidade já analisa a possibilidade.

O poder Executivo municipal informou que a antecipação dos feriados do segundo semestre de 2020 está sendo estudada, mas, até o momento, não há posição definida sobre a implantação da medida na cidade.

Entrando em contato com a Câmara de Maceió para saber se o assunto já é debatido entre os membros da Casa de Mário Guimarães, fomos informados que devido à suspensão das sessões até o dia 22, nada foi exposto.

Conversando com um dos membros da mesa diretora, a vereadora Silvania Barbosa (PSB), disse que qualquer medida que minimize esses impactos precisa ser levada em consideração e adotada quando possível.

“Antecipar os feriados favorece o comércio local e daria um fôlego aos comerciantes. Seria uma iniciativa excelente do Executivo Municipal, mas se ele mesmo não o fizer, encaminharei projeto de lei à Câmara, no retorno das sessões remotas. Estamos priorizando a vida nesse momento mais delicado, só que as medidas econômicas podem ser adotadas em paralelo. Isso torna o combate à Covid-19 mais eficiente. Esse tem sido um ótimo exemplo que acompanhamos em outros países. Precisamos copiar ações de sucesso e garantir, além da vida e da saúde, os empregos. Esses setores não são rivais e não precisamos escolher entre um ou outro, podemos otimizá-los conjuntamente e ter mais seriedade com a coisa pública”, colocou.

Já a nível estadual o assunto também já está sendo discutido, mas nada foi confirmado e se deve entrar no novo decreto desta semana. O Estado já informou que as postagens falando sobre esse projeto são falsas.

Vale lembrar que em São Paulo a antecipação precisou passar por uma votação na Assembleia Legislativa em forma de projeto de lei.