Política

Maceió recebe três novas unidades de atendimento específicas a pacientes com síndromes gripais

Unidades funcionam no Graciliano Ramos, Santa Amélia e Novo Mundo e são destinadas a pacientes com sintomas leves

Por 7Segundos com Assessoria 20/05/2020 15h03
Maceió recebe três novas unidades de atendimento específicas a pacientes com síndromes gripais
Confira as novas unidades que estão recebendo pacientes com síndrome gripais em Alagoas - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), destinou três novas unidades para funcionar especificamente para o atendimento de síndromes gripais. A UBS Walter Moura Lima (Santa Amélia), UBS Jorge Duarte Quintela Cavalcante (Graciliano Ramos) e a UBS Novo Mundo, que funcionarão a partir desta quinta (20), exclusivamente para pacientes com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus e que apresentem sintomas leves como febre, tosse, dor de gargante, dor de cabeça e dor no corpo.

Com a finalidade de agilizar o atendimento, na entrada da unidade, o agente de humanização questiona quando os sintomas se iniciaram, quais os sintomas que persistem e a quanto tempo. “Nosso objetivo é atender bem, com qualidade e o mais precoce possível os casos de síndromes gripais e nos casos mais tardios, detectar possíveis complicações. Logo, o público-alvo dessas unidades é de pacientes que tem sintomas e que estão em fase de teste rápido (após o 8º dia do aparecimento dos sintomas). Os assintomáticos não são o nosso público-alvo”, destaca Mardjane Lemos, infectologista da SMS.

De acordo com protocolo do Ministério da Saúde, os pacientes devem respeitar o prazo de oito dias após o aparecimento dos sintomas ou 72 horas sem os sintomas, para realizar o teste rápido, porque se não se fizer no período exato pode dar falso negativo e o paciente continuar contaminando outras pessoas sem saber que está com o vírus.

Quando procurar ajuda?

Os pacientes com coriza devem ficar em casa e monitorar. Já os que apresentam coriza e febre, devem ficar em casa, mas atentos ao surgimento de outros sintomas. Se tiver coriza, febre e tosse, eles devem se dirigir a uma unidade de saúde referência em síndrome gripal e, em caso de coriza, febre, tosse e falta de ar, procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima ou acione o Samu (192).

Em caso de dúvidas, é importante ligar para o Call Center da Saúde, pelo telefone 156, de 7h às 19h. Os atendimentos serão realizados por médicos e enfermeiros, responsáveis por atender e tirar dúvidas dos usuários, seguindo o protocolo existente no Município.