Alagoas

Novo decreto estende medidas de isolamento social em Alagoas

“Vamos deixar as medidas extremas para momentos extremos”, disse o governador

Por Marcos Filipe Sousa 20/05/2020 19h07
Novo decreto estende medidas de isolamento social em Alagoas
Renan Filho durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (20) - Foto: Reprodução/ Facebook

O decreto do Estado para combater a pandemia da Covid-19 prorroga até o dia 31 de maio as medidas de isolamento social. O anúncio foi feito pelo governador Renan Filho (MDB) durante coletiva de imprensa na noite desta quarta-feira (20).

As medidas seguem as mesmas do anterior, mas segundo chefe do Executivo Estadual a principal mudança será na abordagem e fiscalização do cumprimento. “Iremos intensificar na região metropolitana de Maceió e na cidade de Arapiraca, onde os casos estão aumentando”.

Ele também não negou que outras medidas podem ser adotadas. “A doença é dinâmica e estamos vendo os casos aumentarem no interior. Vamos deixar as medidas extremas para momentos extremos”, completou.

Com isso, seguem proibidas as aglomerações em via pública em geral, assim como acesso à orla lagunar, marítima e praças.

Sobre os protestos realizados contra o isolamento social, como o ocorrido hoje na Avenida Fernandes Lima, Renan Filho disse que a Polícia Militar deve atuar nesse tipo de situação.

O chefe do Executivo Estadual alertou que os hospitais particulares já estão com seus leitos ocupados e que a rede pública também está chegando ao seu limite.

“ Alagoas ganhou um novo fôlego com a abertura de novos leitos no Hospital Metropolitano, enquanto tenta diminuir o número de casos”, completou.

Novo protocolo no uso de cloroquina

Renan Filho anunciou que está em diálogo com a Sociedade de Infectologia de Alagoas sobre o uso da cloroquina e hidroxicloroquina.

“O medicamento já está sendo usado no Estado. Não temos interesse em restringir a sua utilização”, disse.

Alexandre Ayres, secretário de Estado da Saúde, lembrou que o médico é quem decide a utilização da cloroquina. “Ele é o profissional adequado para prescrever”.

Ambos informaram que um protocolo de utilização da cloroquina em Alagoas deve ser publicado até o fim da semana.

Conversa com Jair Bolsonaro

O governador disse que conversou pelo telefone com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante a manhã e que o Ministério da Saúde se comprometeu em encaminhar até o fim da semana os respiradores prometidos.

Os motivos dados pelo Governo Federal para a não entrega seriam a quantidade dos equipamentos, que ainda é pouca, e que o Ministério da Saúde priorizou os Estados em situação mais crítica.