Saúde

Atendimento de ambulâncias em AL subiu durante pandemia

Samu divulgou os dados dos primeiros meses deste ano

Por 7Segundos com Assessoria 22/05/2020 16h04
Atendimento de ambulâncias em AL subiu durante pandemia
Ambulância Samu - Foto: Carla Cleto

As ruas de Maceió são tomadas, diariamente, por um barulho cada vez mais presente desde o início da pandemia do novo coronavírus: a sirene das ambulâncias. Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o atendimento médico aumentou desde o início da pandemia.

Em março, o Samu Alagoas realizou 22 atendimentos a pacientes com a Covid-19. Já em abril, as ocorrências passaram para 357 casos de pacientes suspeitos ou confirmados do novo coronavírus, esse aumento de 335 chamados, representa um acréscimo de 1.522% de um mês para o outro, segundo a Central de Regulação do Samu Alagoas.

Nos primeiros meses deste ano, foi registrado um aumento de 10,51% no percentual de atendimentos.

Com a diminuição da circulação de carros, o Samu  registrou uma redução nos atendimentos em acidentes de trânsito durante esse período de isolamento social. No primeiro quadrimestre de 2020 houve uma redução de 6,94% nos socorros prestados pelo Samu nas ruas e rodovias do Estado, quando comparados com o mesmo período do ano passado.

No ano passado entre janeiro a abril de 2019, os socorristas do Samu Alagoas foram acionados 2.619 vezes para acidentes de trânsito. Este ano, no mesmo período foram registrados 2.437atendimentos.