Política

Lira defende Bolsonaro e ataca Weintraub visando mais espaço no ministério da Educação

Deputado alagoano se articula para ser o próximo presidente da Câmara federal

Por Berg Morais 25/05/2020 17h05
Lira defende Bolsonaro e ataca Weintraub visando mais espaço no ministério da Educação
Deputado Arthur Lira em entrevista à CNN - Foto: Reprodução

Entrevista concedida ao canal CNN Brasil na sexta-feira (22) colocou o deputado federal Arthur Lira (Progressistas) como o principal defensor no campo político do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Líder do maior grupo na Câmara Federal, Lira não poupou críticas ao ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, e ao ministro da Educação, Abraham Weintraub.

O deputado alagoano minimizou o conteúdo da reunião ministerial do Governo Federal divulgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Para ele, a exposição do vídeo foi uma tentativa política de arranhar diante da opinião pública o presidente Bolsonaro.

“Juridicamente foi pífio, não há nenhum crime ali. Politicamente a gravação tentou desgastar o governo”, avaliou o parlamentar responsável por articular uma frente de defesa à Bolsonaro no Congresso Federal.

Quanto a denúncia de Sérgio Moro de que Bolsonaro tentou interferir na Polícia Federal, Arthur Lira questionou a credibilidade do ex-magistrado. “Se o juiz Moro fez as sentenças dele como fez essa acusação, eu fico preocupado com o que aconteceu ali, porque teve muita coisa errada na lava-jato, tenho certeza disso, mas fiquei preocupado porque juridicamente não transpareceu nada daquilo que foi dito”.

O que chamou atenção, no entanto, foi a crítica do deputado direcionada ao ministro da Educação, Abraham Weintraub. A atitude de Arthur Lira esta sendo considerada uma tentativa de fragilizar Weintraub na Educação para que o Centrão tenha mais espaço no ministério, mesmo contra a vontade do titular da pasta.

Recentemente, o Centrão conquistou uma diretoria do FNDE que movimenta, anualmente, mais de R$29 bilhões. Os ataques ao Ministro da Educação devem se intensificar para que ele comece a atender os pleitos do grupo de partidos que compõem o Centrão.