Saúde

Serviço de teleatendimento da Prefeitura de Maceió já atendeu mais de 600 pessoas

Plataforma pode ser acessada de smartphones e computadores

Por Ascom SMS 25/05/2020 17h05
Serviço de teleatendimento da Prefeitura de Maceió já atendeu mais de 600 pessoas
Plataforma pode ser acessada de smartphones e computadores - Foto: Assessoria

Tatiane Gomes estava com dor de cabeça, coriza e tosse e, em vez de sair de casa, decidiu acessar o novo serviço da Secretaria Municipal de Saúde de teleorientação aos usuários, o Atende em Casa. Lançado na última quarta-feira (20), em três dias o sistema já foi usado por 637 pacientes, que foram orientados ou atendidos por médicos.

“Eu trabalho muito com celular. Então, é uma forma muito simples e fácil pra conseguir ter o atendimento. E, na manhã que utilizei o serviço, estava trabalhando pelo celular, o que facilitou ainda mais. Eu já amanheci com alguns sintomas e alguns amigos haviam falado sobre a Unidade de Referência próxima a minha casa. Antes de ir para lá, achei importante falar com algum médico ou profissional que pudesse melhor me orientar”, explica a usuária, que mora no bairro Serraria. 

A ferramenta pode ser acessada por um smartphone ou computador no link https://www.atendeemcasa.maceio.al.gov.br/, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. 

Ao acessar a plataforma o paciente insere informações pessoais e inicia o atendimento assinalando os sintomas que apresenta. Dependendo dos sintomas, o próprio aplicativo passa as orientações, sejam referentes ao isolamento social ou a medidas de segurança e higiene. Caso sejam necessárias orientações mais específicas, o usuário é direcionado para uma tela e aguarda o atendimento médico.

“Eu preenchi as informações. Esperei pouco tempo e já obtive a resposta que, de acordo com o que estava sentindo, ia ser direcionado a um médico. E  eles me ligaram. A médica me explicou que dos sintomas que eu tinha eram bem parecidos com a Covid, mas de pronto já havia me perguntando se já havia passado por isso”, explicou Tatiane, que já tem histórico de rinite e recentemente teve problemas de saúde com sintomas semelhantes.

“Ela me orientou a continuar com os remédios que tomo normalmente e me ensinou por telefone mesmo alguns exercícios de respiração. Achei importante porque ela disse que esses exercícios ajudam a melhorar a respiração. A ferramenta é uma aliada neste momento. Quem não consegue ligar, pode entrar no site e a plataforma é muito intuitiva. A equipe foi super atenciosa e pediu até que eu retornasse novamente caso precisasse”, completou a usuária.

Segundo o secretário de Saúde de Maceió, José Thomaz Nonô, a ferramenta auxilia a população que apresenta sintomas leves, mas não tem certeza da necessidade de ir a uma unidade de saúde. “Com o Atende em Casa o nosso usuário é orientado por um médico quando e quais unidades procurar, procurar. Isso é muito importante neste momento, porque evita que as pessoas saiam de casa e se exponham sem necessidade, mas sendo assistido da mesma forma”, reforçou.

A plataforma, que surgiu em Pernambuco, foi disponibilizada gratuitamente pela Universidade Uninassau e foi desenvolvida pelo consórcio das empresas Pitang Consultoria, Sunrise, Brainy Resolution e Fábrica de Negócios, com infraestrutura do Google Cloud. 

Além deste serviço, a SMS conta ainda com o Call Center da Saúde, no número 156.