Saúde

Central de Triagem no Shopping Pátio atende quase mil pessoas na primeira semana

Unidade oferece, todos os dias da semana, avaliação médica sobre síndromes gripais

Por Ascom SESAU 25/05/2020 18h06
Central de Triagem no Shopping Pátio atende quase mil pessoas na primeira semana
Central de Triagem no Shopping Pátio Maceió - Foto: Marcio Ferreira

Em sua primeira semana de funcionamento, a Central de Triagem localizada no Shopping Pátio Maceió, realizou 992 atendimentos. Deste total, a unidade criada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) testou 868 pessoas para a Covid-19, onde 213 apresentaram resultado positivo para a doença provocada pelo novo coronavírus.

Para realizar o teste rápido da Covid-19, os usuários devem apresentar os sintomas da doença há pelo menos oito dias. A exigência está contida no Protocolo Nacional para Assistência a Pacientes com Suspeita do Novo Coronavírus, evitando que o exame apresente um resultado falso negativo.

A Central de Triagem situada no Pátio Shopping Maceió foi criada para atender usuários com síndromes gripais da parte alta da capital alagoana, conforme ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres. “Devido à grande demanda na Central de Triagem localizada no Ginásio do Sesi, em decorrência da propagação do novo coronavírus em Alagoas, estamos expandindo a triagem e testagem à população”, salientou.

Alexandre Ayres anunciou que, nos próximos dias, será inaugurada mais uma Central de Triagem. Desta vez, no bairro Jacintinho, no terreno onde ficava localizado o extinto Ambulatório 24 Horas João Fireman. Já no interior, serão implantas Centrais de Triagem em Porto Calvo, Santana do Ipanema e Arapiraca.

A Central de Triagem do Shopping Pátio dispõe de quatro consultórios, 16 poltronas de medicação e área de espera para 60 pessoas. Além de realizar avaliação médica 24 horas por dia, todos os dias da semana, a unidade tem capacidade para atender 300 pessoas diariamente