Política

Prefeito e secretário destacam para a prevenção e curva do covid-19, em Maceió

Secretário menciona aberturas de Unidades Sentinelas em dois bairros da capital

Por Thayla Paiva 26/05/2020 15h03
Prefeito e secretário destacam para a prevenção e curva do covid-19, em Maceió
Prefeito e secretário destacam para a curva do covid-19, em Maceió - Foto: Reprodução

O prefeito de Maceió Rui Palmeira e o secretário José Thomaz Nonô concederam entrevista coletiva online, na manhã desta terça-feira (26), para esclarecer o andamento das ações da Secretaria Municipal de Saúde para o enfrentamento do novo coronavírus.

O prefeito deu início a coletiva, falando sobre as medidas para conter a curva de pessoas infectadas, ele afirma que a prefeitura vem trabalhando de forma incisiva no cumprimento dos decretos de medidas protetivas, isolamento social e uso de máscara. Destacando a desinfecção de áreas públicas. Além disso o prefeito  falou sobre a distribuição de sextas básicas para pessoas carentes que continuam.

O secretário usou sua fala destacando os serviços disponibilizados como o atende em Casa e Call Center da Saúde, que têm o intuito de orientar a população e evitar a aglomeração causada por deslocamentos desnecessários às unidades de saúde.

Além das informações, Rui Palmeiras reforçou a importância do isolamento social e a necessidade da população cumprir as determinações dos decretos, para auxilio na  diminuição dos riscos de contágio pelo novo coronavírus.

“Essa parte de Média e Alta Complexidade é mais ligada ao Governo do Estado, mas a Prefeitura vem atuando de forma conjunta. Nós conseguimos disponibilizar leitos na Santa Casa, clínicos e de UTIs. Infelizmente, hoje esses leitos estão lotados. Por isso, sempre nosso apelo é para que as pessoas continuem nesse sacrifício do isolamento social, que é a forma de evitar esse contágio”, relatou o prefeito.

O secretário José Thomaz Nonô mencionou redes de  unidades básicas de saúde, UDAs e os mais de cinco mil atendimentos realizados pelas Unidades de Referência em Síndromes Gripais. “Essas três unidades sentinelas em operação são unidades especiais. Elas são completas, nas equipes, com equipamentos e tudo aquilo que é adequado à tarefa”.

De 4 a 24 de maio, a UBS Walter de Moura Lima (Santa Amélia) atendeu a 2.450 usuários. Deste total, 1.384 estavam aptos para realizar o teste rápido, que apresentou 348 resultados positivos.

O secretário destacou ainda a abertura de mais duas unidades sentinelas, uma no bairro jatiúca que, segundo ele terá início nessa sexta-feira(29) e uma outra em Jacarecica, a unidade Jacarecica terá equipamentos de raio x e tomografias para auxiliar no combate a covid-19.