Geral

Prefeitura renova contratos com cooperativas para coleta seletiva

Serviço de coleta seletiva é garantido por mais um ano

Por Redação, com assessoria 27/05/2020 08h08
Prefeitura renova contratos com cooperativas para coleta seletiva
Recolhimento de recicláveis em Pontos de Entrega Voluntária (PEV) - Foto: Secom Maceió

Nessa terça-feira (26), a Prefeitura de Maceió renovou os contratos com as quatro cooperativas de catadores de reciláveis para custear a continuidade da prestação do serviço. A assinatura foi realizada pelo superintendente Gustavo Acioli Torres, titular da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), órgão responsável pela gestão dos contratos, e as representantes das cooperativas Cooprel Benedito Bentes, Cooprel Antares, Cooplum e Coopvila.

Titular da Sudes, Gustavo Acioli explica que a renovação garante por mais um ano o serviço de coleta seletiva em Maceió, beneficiando tanto a população quanto os catadores de recicláveis das cooperativas.

“Garantimos por mais um ano esse serviço tão importante para que a reciclagem não pare em Maceió. A renovação dos contratos fortalece a coleta seletiva como uma das medidas para a destinação adequada dos resíduos sólidos, reduzindo também o quantitativo que é encaminhado ao aterro sanitário e que pode ser reutilizado”, afirma Torres.

O superintendente reforça ainda que, em virtude da pandemia da covid-19, o serviço porta a porta continua suspenso, visando a saúde e a segurança dos catarores, mas que a população pode participar da coleta seletiva normalmente. “Em breve, voltaremos com o serviço de coleta porta a porta, mas por enquanto a população pode participar da coleta seletiva deixando o reciclável nos PEVs”, disse Gustavo Acioli Torres.

Maria José da Silva é presidente da Cooplum, localizada no bairro Jacarecica. Ela explica que atualmente a cooperativa conta com 32 cooperados e que a renovação desse contrato é muito importante para garantir a manutenção da renda dos trabalhadores.

“Essa renovação é a garantia que nós temos para a manter o trabalho da cooperativa de pé. Nessa época tão difícil para todos, é muito importante receber esse incentivo. Isso fortalece a parceria que firmamos com a Prefeitura, que ajuda tanto os cooperados quanto a população”, afirma Maria.

A Prefeitura mantém contrato com as cooperativas desde 2017, garantindo a renda mensal para mais de 100 famílias. Enquanto a coleta seletiva porta a porta está suspensa, em virtude da pandemia, os trabalhadores fazem o recolhimento dos resíduos depositados nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), que estão localizados em 17 pontos da cidade.

PEVs em Maceió

1.PEV Praça em frente ao 5° Batalhão da PM no Lot. Celly Loureiro – Benedito Bentes
2.PEV em frente ao Colégio Atheneu – Salvador Lyra
3.PEV na calçada do Terminal do Graciliano Ramos
4.PEV no terminal do Fernão Velho
5.PEV Praça em frente ao terminal da Colina
6.PEV Praça Lucena Maranhão – Bebedouro
7.PEV Praça 200 anos Zé Tenório
8.PEV Praça Genésio de Carvalho – Gruta de Lourdes
9.PEV Guaxuma
10.PEV Mirante do Jacintinho
11.PEV Terminal do Trapiche
12.PEV Praça em Frente a USF da Pitanguinha
13.PEV Vergel ( praça próximo a guarda municipal)
14.PEV Praça da Faculdade – Prado
15.PEV em frente ao Instituto Mandaver – Dique Estrada
16.PEV Praça Nossa Senhora de Fátima – Feitosa
17.PEV Praça do Skate – Ponta Verde.