Geral

Mais da metade dos brasileiros são favoráveis ao ‘lockdown’

Por outro lado, a pesquisa mostra que adesão ao isolamento social vem caindo

Por Catraca Livre 27/05/2020 10h10
Mais da metade dos brasileiros são favoráveis ao ‘lockdown’
Faixas espalhadas pela a entrada da comunidade da Rocinha conscientizando a população para a importância do isolamento social - Foto: Erbs Jr./FramePhoto / Estadão

Pesquisa Datafolha aponta que 60% dos brasileiros são favoráveis ao “lockdown”, a quarentena mais radical para combater a transmissão do novo coronavírus. Já 36% são contrários, 2% não souberam responder e 1%, se dizem indiferentes.

O levantamento feito entre segunda-feira e terça-feira mostra que, apesar de apoiar o “lockdown“, o brasileiro vem cada vez menos aderindo ao isolamento social. As informações são da Folha.

Os mais ricos, que ganham acima de 10 salários mínimos, são também os mais refratários à ideia –50% são contra, empatados com 47% a favor.

A pesquisa Datafolha aponta ainda que cresceu o apoio à ideia de que pessoas qye não estejam em grupos de risco possam sair, apesar de a doença ter se mostrado bastante democrática no quesito. Agora, são 52% que defendem isso, ante 46% que acham que todos devam ficar isolados para conter o vírus. Em 27 de abril, os índices eram exatamente inversos.

O apoio à ideia é maior no Nordeste: 69% são a favor do “lockdown”. Com 54% de apoio, a região Sul é a menos favorável.

Instituto ouviu 2.069 adultos por telefone celular. A margem de erro é de dois pontos percentuais.