Meio ambiente

Alagoas zera desmatamento da Mata Atlântica

Estado apresentou uma das menores taxas de desmatamento

Por Marcos Filipe Sousa com Inpe 27/05/2020 14h02
Alagoas zera desmatamento da Mata Atlântica
Reserva de Mata Atlântica em Alagoas - Foto: IMA

Diferente do restante do país que registrou aumento nos últimos anos, Alagoas conseguiu zerar o desmatamento da Mata Atlântica nos anos de 2018 e 2019, segundo o relatório divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) nesta quarta-feira (27).

Nos anos de 2016 e 2017, Alagoas aparecia com oito hectares devastados, e esse número caiu para três, o que é considerado quase inexistente. Atualmente o Estado possui 142.876 hectares de Mata Atlântica.

O Inpe faz um alerta, é preciso que os órgãos de fiscalização se mantenham atuantes, para evitar que pequenos desmatamentos impactem no bioma.

O Brasil registrou durante o mesmo período 14.502 hectares desmatados.

A maior parte da Mata Atlântica do Brasil está em Minas Gerais, que tem 17% do bioma (cerca de 2,8 milhões de hectares). Em seguida vêm São Paulo e Paraná (com cerca de 2,3 milhões cada), Santa Catarina (2,2 milhões), Bahia (2 milhões) e Rio Grande do Sul, com 1 milhão de hectares.

No Nordeste, a Mata Atlântica é encontrada além de Alagoas no Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.