Trânsito

Um quarto das maceioenses dirige e usa o celular ao mesmo tempo

Taxa de homens que realizam a mesma prática também é preocupante

Por 7Segundos 27/05/2020 17h05
Um quarto das maceioenses dirige e usa o celular ao mesmo tempo
Mulheres em Maceió são as que mais usam celular e dirigem ao mesmo tempo - Foto: Reprodução/ Mobizoo

As mulheres são a maioria em Maceió que dirigem e usam o celular ao mesmo tempo segundo pesquisa divulgada esta semana pelo Ministério da Saúde. São 24% que confessaram realizar essa prática.

Os dados chamam atenção especialmente quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que usar o celular durante a condução de veículo aumenta em quatro vezes as chances de se envolver em um acidente.

A prática entre os homens maceioenses também é considerável, 21% deles confessaram que também já dirigiram e usaram celular ao mesmo tempo.

Dados do primeiro relatório da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico voltado especificamente para o trânsito apontam que 19,3% dos motoristas das 26 capitais brasileiras e do Distrito Federal admitiram usar o celular enquanto dirigem.

Entre as capitais, por exemplo, as maiores prevalências para o uso de celular e direção, para adultos maiores de 18 anos, foram observadas em Belém (24%), Rio Branco (23,8%) e Cuiabá (23,7%), enquanto as menores foram observadas em Salvador (14,1%), Rio de Janeiro (17,1%) e São Paulo (17,2%).