Emprego

Alagoas é o terceiro estado do Nordeste com maior número de demissões

A crise no setor se deu em meio a Pandemia

Por 7Segundos 27/05/2020 17h05
Alagoas é o terceiro estado do Nordeste com maior número de demissões
As emissões da Carteira de Trabalho ocorrem às quartas, quintas e sextas-feiras - Foto: Assessoria

De abril a janeiro deste ano, Alagoas fechou cerca de 26.979 vagas de emprego formais, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado nesta quarta-feira (27), pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.
 
Em relação ao desempenho, Alagoas é o terceiro pior estado do Nordeste, estando a frente apenas de Pernambuco que chegou a extinguir 53,5 mil vagas com carteira assinada, e da Bahia, que fechou 37,5 mil postos formais de trabalho.

A diferença é medida entre os números de admissões e desligamentos o que representa atualmente uma retração de cerca de 7,63%, em relação ao mesmo periodo de 2019.

 

No mês de abril, segundo os dados do governo federal, Alagoas perdeu 7.095 vagas formais de trabalho o que representa em termos percentuais, um recuo de 2,12% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Ainda durante o mes de abril, as atividades econômicas consideradas não essenciais, estavam proibidas  devido ao decreto do governo do Estado publicado em 16 de março, como forma de combater a pandemia em Alagoas. 

De acordo com o  levantamento do Ministério da Economia, os empregos preservados durante a pandemia foram feitos através do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda, que permite a redução proporcional de jornada e salário dos trabalhadores ou suspensão de contratos.

Se Alagoas tivesse aderido ao programa, quase 62 mil vagas de emprego teriam sido preservadas, segundo o (Caged). No País, São Paulo esta liderando ranking, com a preservação de 2,1 milhões de vagas.