Política

Renan Filho antecipa prorrogação do decreto de isolamento social

Governador deu entrevista ao jornal Valor Econômico, nesta quinta (28)

Por Redação, com Valor Econômico 28/05/2020 12h12
Renan Filho antecipa prorrogação do decreto de isolamento social
Renan Filho fala na série - Foto: Reprodução/Valor Econômico

Em entrevista ao quadro "Os governadores e a pandemia", da Live do Valor, do jornal Valor Econômico, nesta quinta-feira (28), o governador Renan Filho (MDB) afirmou que deve ampliar o período de quarentena em Alagoas que terminaria no próximo domingo (31).

Mesmo com a curva de casos de Covid-19 em ascensão no Estado, Renan Filho descartou decretar “lockdown” neste momento e revelou, ainda, que pretende endurecer medidas de distanciamento social para algumas atividades econômicas, ao mesmo tempo em que pretende trabalhar para outros setores voltem à normalidade.

“A tendência é de prorrogar o decreto e discutir se há possibilidade de iniciar, de maneira segura, medidas de relaxamento para o setor produtivo. Podemos modificar as medidas de isolamento e agir de maneira mais pontual”, afirmou o governador.

Ministro da Saúde

Questionado sobre as recentes trocas no comando do Ministério da Saúde em plena pandemia, Renan Filho criticou a descontinuidade da gestão na Pasta. “Trocar muitas vezes ministro num momento de pandemia é ruim”, disse.

Compra de respiradores

Durante a live, o governador afirmou que apenas o governo federal, com apoio do Ministério das Relações Exteriores, tem um espaço amplo de diálogo com outros países para a compra de equipamentos para enfrentar a pandemia. “Os Estados não têm ferramentas”, disse, reclamando em seguida que o país não tem conseguido comprar respiradores no mercado internacional.

Dubiedade de estratégias no combate à Covid-19

Renan Filho criticou a “dubiedade da estratégia” de combate à Covid-19, com os Estados defendendo medidas de distanciamento social e o presidente pregando pelo fim da quarentena, e disse que o país ficou dividido. O governador reclamou também da falta de embasamento técnico e científico de determinações do presidente.

Retomada da economia

Na live, o governador disse que é preciso buscar uma retomada econômica sólida, mas de “maneira serena”. Em Alagoas, ele relatou a perda de receita em torno de 10% em abril e disse que a tendência para maio é de perda de 21% da receita.

Renan Filho afirmou que a recomposição de recursos por parte do governo federal será apenas “parcial” e disse que a estimativa de novas despesas no Estado com a covid-19 é de R$ 100 milhões, se a pandemia durar entre três e quatro meses.

Veja a live na íntegra: