Religião

Arquidiocese de Maceió celebra Pentecoste 2020 pelas redes sociais

Pelas redes sociais, o Movimento da Renovação Carismática Católica realiza o Encontro de Pentecoste online dentro do mês Mariano

Por Redação, com assessoria 31/05/2020 14h02
Arquidiocese de Maceió celebra Pentecoste 2020 pelas redes sociais
Pentecostes 2020 é transmitida pelas redes sociais - Foto: Urilian Santana/Pascom Arquidiocesana

A celebração da solenidade de Pentecostes neste domingo (31) reúne, através das redes sociais, uma multidão de fiéis católicos, que de forma virtual se mantém conectada pela comunhão com o Espírito Santo. O Encontro de Pentecoste 2020 permanece até às 18h de hoje por meio do canal no Youtube da Renovação Carismática Católica (RCC) em Maceió.

Pela manhã, o Arcebispo de Maceió Dom Antônio Muniz presidiu a Santa Missa da Solenidade de Pentecostes concelebrada por padre Luiz Antônio Guimarães, Diretor Espiritual da RCC.

Dom Antônio ressaltou a amplitude dada ao sentido da solenidade por estar sendo realizada no fechamento do Mês Mariano, lembrando que a unidade da Igreja é uma das ações do Espírito Santo na vida dos cristãos. O Arcebispo concedeu o momento da homília ao Padre Luiz Antônio pedindo ao mesmo que falasse sobre o sentido dessa celebração.

Conforme o sacerdote, essa solenidade renova a missão confiada aos cristãos com o batismo e os inclina para a missão em anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, que só é possível com a comunhão de toda a Igreja.

“Esta solenidade deve gerar em nós a comunhão que nos leva ao verdadeiro anúncio do Reino de Deus. Esta nossa missão nasceu com o Dia de Pentecostes, ainda na Igreja Primitiva com o testemunho dos apóstolos que, juntamente à Maria, movidos pela fé, receberam a graça do Espírito Santo, e assim como eles nós também recebemos”, refletiu Padre Luiz Antônio.

Na continuidade da Solenidade de Pentecoste foi apagado o Círio Pascal, acesso na Vigília Pascal, completando 50 dias em sua simbologia cristã.

Ainda durante a Santa Missa, Dom Antônio pediu aos fiéis, doações de alimentos e agasalhos para serem entregues nos dois abrigos que a Arquidiocese tem mantido. As doações podem ser deixadas no Santuário Arquidiocesano da Virgem dos Pobres, em Mangabeiras, com Padre José Aloísio.

Vigília de Pentecostes

No sábado à tarde, às 16h30, o arcebispo entrou ao vivo, pelas mídias sociais da Arquidiocese, ao lado de Dom Genival Saraiva, bispo emérito de Palmares-PE e um dos Vigários Gerais da Arquidiocese, para rezar as Vésperas solene de Pentecostes e, em seguida a Missa da Vigília.

Encerrando o dia, o arcebispo e o vigário geral rezaram o Santo Terço, às 19h30, com a presença de 10 internautas que, aleatoriamente, entravam e rezavam uma Ave Maria com os bispos.

Dom Genival Saraiva expressou sua gratidão a Deus e emoção de rezar com o arcebispo e ao mesmo tempo com centenas de fiéis de todos os lugares do Brasil.