Alagoas

Governo da Bahia devolverá dinheiro de respiradores a Alagoas

Foram R$ 4 milhões transferidos para a conta do governo baiano

Por Marcos Filipe Sousa 01/06/2020 18h06
Governo da Bahia devolverá dinheiro de respiradores a Alagoas
Alexandre Ayres durante coletiva nesta segunda-feira (1°) - Foto: Reprodução/ Facebook

O Governo da Bahia deve devolver nos próximos dias a quantia de aproximadamente R$ 4 milhões a Alagoas, transferidos para a compra de novos respiradores para o enfrentamento da Covid-19.

A informação foi repassada pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, durante coletiva a noite desta segunda-feira (1°), após a operação que ocorreu durante a manhã no estado vizinho, que prendeu membros de uma quadrilha que “deu um calote” no Consórcio Nordeste.

“O Governo da Bahia é quem lidera o consórcio e realizou as negociações para a compra dos respiradores, então o dinheiro foi transferido para eles. Mas já entraram em contato informando que a quantia será devolvida pela justiça e depois encaminhada para nós”, disse o secretário.

Ayres disse que não havia ainda uma destinação certa para os 30 respiradores que foram comprados, mas nunca entregues. “Nossa demanda sempre muda diariamente, então na tínhamos unidades específicas para a distribuição”.

Neste início de semana, o Estado chegou aos 10.837 casos do novo coronavírus e 461 óbitos.

Operação Ragnarok

A polícia baiana deflagrou, na manhã desta segunda-feira (1°), a operação Ragnarok, que cumpriu mandados de prisão, busca e apreensão em Salvador, e mais três lugares contra quadrilha que fraudou a venda de equipamentos hospitalares que seriam enviados a vários estados, inclusive Alagoas.

O grupo foi descoberto graças à denúncia do Consórcio Nordeste, que tentou adquirir 300 respiradores para o combate ao Coronavírus com a empresa.