Saúde

Comitê Científico do NE aponta Maceió no limiar de um ‘lockdown'

Casos no interior podem sobrecarregar sistema de saúde da capital

Por Marcos Filipe Sousa 02/06/2020 14h02
Comitê Científico do NE aponta Maceió no limiar de um ‘lockdown'
Casos no interior podem sobrecarregar sistema de saúde da capital - Foto: Reprodução/ Boletim 8

Um boletim divulgado pelo Comitê Científico do Consórcio Nordeste neste início de semana aponta que Maceió está no limite para a implementação de um lockdown.

O Comitê Científico explicou que em Maceió, houve um crescimento de 109% dos casos, mas a abertura de novos leitos manteve a cidade com uma taxa de ocupação de leitos de UTI abaixo do limiar de 80%.

Eles recomendam que o isolamento social seja mantido na capital para evitar que o influxo de pacientes do interior cause uma sobrecarga no sistema de saúde da cidade.

Isso porque os cientistas apontam o crescimento de casos no interior de Alagoas, notadamente nas cidades de Coruripe, Maragogi, São José da Laje e Palmeira dos Índios.

Com o número de leitos reduzidos no interior, esses pacientes podem ser transferidos para Maceió, causando um colapso na cidade. Por isso recomendam que a população da capital se mantenha isolada para que os casos não aumentem nela.

Na tabela divulgada, Maceió ficou classificado na cor vermelha, onde estão as cidades que devem permanecer o isolamento e estão quase chegando a possibilidade de um lockdown.

Do outro lado permanece a recomendação do fechamento completo para Arapiraca e São Miguel dos Campos.

Nesta segunda-feira (01) Alagoas chegou a número de 10.837 casos confirmados do novo coronavírus e 461 óbitos. Maceió continua sendo o epicentro da doença no Estado com 6.097 casos.