Região Metropolitana de Maceió

Prefeito de Satuba faz alerta sobre população da cidade "Não temos 13 mil habitantes e sim 30 mil"

Segundo Paulo Acioly, o número oficial é de 2010 e está afetando as decisões sobre o Covid-19

Por 7Segundos 02/06/2020 18h06
Prefeito de Satuba faz alerta sobre população da cidade 'Não temos 13 mil habitantes e sim 30 mil'
Prefeito de Satuba, Paulo Acioly - Foto: Reprodução/ Internet

Em entrevista nesta terça-feira (02) ao programa Na Mira da Notícia, da 96 Fm, o Prefeito de Satuba, Paulo Acioly, fez uma alerta sobre a real população da cidade. Os números oficiais do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, constam que a cidade tem 13.862 mil habitantes, mas segundo o Prefeito, esse número está baixo e hoje a cidade teria 30 mil habitantes, o que estaria afetando as decisões sobre o Covid-19 em Satuba.

"Hoje temos 134 casos confirmados de Covid-19, com seis óbitos e só na Nova Satuba, são 17 casos. Fazendo a contagem para uma cidade de 13.862 mil habitantes é horrível, parece que o município não está fazendo distanciamento, nem distribuindo álcool em gel e máscaras, e isso tudo estamos fazendo. Além disso, o número desatulizado de habitantes faz com que Satuba pareça ter mais casos do que tem, além de outros problemas. Recebemos um menor número de vacinas nas campanhas, o número da criminalidade parece maior do que realmente é. Eu fui na Justiça e mostrei um documento da Equatorial, que dizia o número de casas ligadas a rede elétrica, muito maior do que os habitantes. Mas disseram que eu não poderia fazer nada e teria que esperar o novo censo, que aconteceria em 2020.", falou Paulo Acioly.

Sobre as ações contra o Coronavírus, o Prefeito citou que a Vigilância Sanitária e Agentes de Endemias nas ruas, juntamente com a Polícia Militar para apoiar o cumprimento do decreto, e também para distribuir máscaras e álcool em gel à população. Ele citou que as unidades de Satuba não estão sobrecarregadas, mas não possuem leitos para internamento e nem de UTI, sendo necessário levar o paciente à Maceió. O Prefeito pretende ainda fazer um centro só para pacientes com Covid-19 e contratar médicos para atuarem no local.

Por fim, Paulo Acioly destacou que é importante mudar os dados habitacionais da cidade e que o bairro Nova Satuba já estaria com 15 mil habitantes. Ele citou que sem a mudança, a cidade poderia até falir e complicar a vida dos gestores, pois não viriam os recursos corretos.