Saúde

Família denuncia abandono da Unimed com paciente apresentando sintomas graves da Covid-19

Aposentado é cliente do plano Home Care, mas desde o último sábado não consegue atendimento domiciliar pelo plano

Por 7Segundos com assessoria 03/06/2020 17h05
Família denuncia abandono da Unimed com paciente apresentando sintomas graves da Covid-19
Unimed Maceió - Foto: Reprodução/ Internet

Apresentando sintomas ligados à Covid-19, o aposentado Eufrázio Pinto Torres, que está acamado há mais de 2 anos com tumor em estado avançado, vive um drama à espera há dias por atendimento por parte do plano, sem respostas objetivas. Segundo sua esposa, a servidora pública Suzana Lucas Barbosa Higino, que está infectada pelo coronavírus e mora no bairro da Jatiúca, em Maceió, Eufrázio é paciente do plano Home Care e desde o último sábado (30) aguarda atendimento. 

Ainda segundo a esposa, a Unimed chegou a enviar, após muitas solicitações, um médico à residência do paciente na manhã desta terça-feira (02), mas alega que nenhuma medida foi tomada por ele e o estado de saúde do paciente segue piorando "Não posso sair de casa, estou contaminada, com sintomas fortes de Covid. O Home Care demorou dias para nos atender, em um atendimento que deveria ser imediato. Um absurdo, uma vergonha. A médica finalmente veio hoje, e nada fez. Ele só piora, e eu também. Preciso levá-lo ao hospital, com urgência, mas sem o apoio do plano e do Home Care não tenho como” diz a servidora pública.

O quadro de saúde de Eufrázio Pinto Torres é muito delicado. Além do tumor – na hipófise, tendo já passado por sessões de radioterapia – Eufrázio é diabético, hipertenso, tem Mal de Alzheimer e também é portador de retocolite, doença intestinal inflamatória e crônica que provoca inflamação no trato digestivo, e diverticulite. Vivendo sob cuidados intensos em sua casa, o paciente agora também está sentindo os efeitos do contágio pelo novo coronavírus.

“O plano dele tem Home Care. Desde sábado imploramos por atendimento à Unimed. E é sempre a mesma resposta de que está em análise o pedido. Sempre a mesma ladainha. Não temos como levá-lo ao hospital, porque moramos somente eu e ele em casa e ele não anda, porque está acamado há 2 anos. Hoje uma médica veio aqui, finalmente, passou 5 minutos, não prescreveu nada e foi embora. Não temos como ficar sem atendimento da Unimed. Um plano tão caro  e este descaso. Parece que a Unimed não quer atender, não quer cumprir com suas obrigações”, reclama Suzana Lucas Barbosa Higino.

Após a visita relâmpago da profissional de saúde da Unimed na manhã de terça-feira (2), que nada prescreveu para o paciente, houve uma piora de Eufrázio Pinto. “A febre só aumenta. Do jeito que vai, temo por ele vir a óbito em casa, sem atendimento médico, por mais que seja direito dele como titular do plano de saúde. Como Home Care da Unimed não atendeu nossa demanda, liguei para o SOS do plano. Preciso internar o Eufrázio. Mas para minha surpresa, o SOS afirmou não poder nos socorrer porque o Home Care já havia nos ‘atendido’! Descaso total. Estamos abandonados pela Unimed” reitera Suzana Lucas.

Como mensalidade, o aposentado Eufrázio Pinto Torres paga quase R$ 1.300,00 por mês à Unimed. Em seu site, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) ressalta “que os planos devem prestar e cobrir o atendimento necessário para os pacientes com a Covid-19. Ainda não há tratamento específico para a doença, mas os esquemas de tratamento atualmente disponíveis devem ser oferecidos. Os exames de diagnóstico também devem ser cobertos, pois foram incluídos na Rol de Procedimentos obrigatórios” da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Entramos em contato com a Unimed que respondeu através de nota:

NOTA OFICIAL

Em relação ao atendimento prestado ao beneficiário Eufrázio Pinto Torres, esclarecemos que o Sr. Eufrázio é assistido pelo Serviço de Atenção Domiciliar da Unimed Maceió desde 16 de maio de 2018, devido, inicialmente, a um diagnóstico de tumor de hipófise e que, desde então, vem sendo acompanhado sistematicamente por equipe multiprofissional em atendimento as suas necessidades biopsicossociais.

No dia 20 de março de 2020, o Serviço recebeu uma mensagem via WhatsApp da esposa do referido beneficiário, solicitando a suspensão das consultas eletivas.

No último sábado, dia 30 de maio de 2020, a mesma pessoa entrou em contato com a médica assistente do Serviço, para comunicar que o paciente estava apresentando sintomas gripais e solicitando a realização do exame para Covid. Na última segunda-feira (dia 1º), uma equipe da Unimed foi colher o exame na residência do Sr. Eufrázio.

Ontem (02 de junho de 2020), a médica assistente da Atenção Domiciliar realizou uma visita e identificou que o paciente se encontrava eupneico (respirando normalmente), afebril, não apresentando tosse durante o exame físico, estando orientado, não apresentando esforço respiratório. Foram solicitados novos exames laboratoriais e prescrito antibiótico. Na ocasião, a esposa do paciente solicitou internação hospitalar, sendo esclarecida que o paciente não apresentava quadro de instabilidade que justificasse essa medida.