Saúde

Covid-19: Secretaria de Saúde estabelece critérios para manejo de corpos

Decisão foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta (03)

Por 7Segundos 03/06/2020 11h11
Covid-19: Secretaria de Saúde estabelece critérios para manejo de corpos
Secretaria Municipal de Saúde (SMS) - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estabeleceu critérios para o manejo de corpos suspeitos ou confirmados pelo novo coronavírus (Covid-19). De acordo com uma publicação feita no Diário Oficial do Município (DOM), desta quarta-feira (03), cemitérios, funerárias e unidades de saúde deverão seguir as determinações.

A publicação estabelece que a urna funerária, após ser devidamente lacrada e entregue à família, não deverá ser aberta. Caso o óbito tenha ocorrido em ambiente domiciliar, a família deverá desinfectar todos os ambientes e objetos do domicílio.

As unidades de saúde não poderão enviar casos de óbito suspeito ou confirmado de infecção pelo novo coronavírus para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO). Caso a colheita de material biológico não tenha sido feita em vida, deve-se proceder a coleta no serviço de saúde, por meio de swab na cavidade nasal e de orofaringe, para posterior investigação pela equipe de vigilância local.

Para contratação do serviço funerário, familiares devem informar ao responsável pelo local acerca do contágio pela Covid-19, se fazem parte do grupo de risco e se estiveram em contato nos últimos dias com alguém que tenha contraído o coronavírus, com finalidade de proteger os colaboradores do serviço funerário, e demais que eventualmente venham a manusear o corpo.

Fica recomendado que todas as urnas sejam identificadas com adesivo não degradáveis por conta de inumação, contendo as informações do cadáver e o risco biológico antes do sepultamento.

A publicação também estabelece que funcionários das unidades de saúde, cemitérios e funerárias da capital deverão usar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) completos e adequados.