Alagoas

Cresce o número de cidades que proibiram fogueiras no São João

AMA faz campanha para que mais cidades tomem a mesma atitude

Por 7Segundos 04/06/2020 16h04
Cresce o número de cidades que proibiram fogueiras no São João
Fogueira - Foto: Ilustração

As prefeituras de algumas cidades em Alagoas decidiram proibir o acendimento de fogueiras durante o mês de junho, quando são comemorados os dias de Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29). O motivo é a pandemia do novo coronavírus.

Depois de Maceió e Arapiraca, o município de Joaquim Gomes também proibiu a prática.

A procuradoria da cidade localizada na zona da mata alagoana já analisou a recomendação do Ministério Público do Estado e orientou o gestor municipal a seguir, respeitando os decretos estaduais.

Segundo especialistas, a dificuldade respiratória provocada pela fumaça pode funcionar como uma porta de entrada para diversas infecções, como o coronavírus, que causa a Covid-19. Outro fator é que quem está se recuperando de Covid-19 não pode ter contato com a fumaça, pois tende agravar a doença.

A capital foi a primeira cidade a proibir a prática e a venda de fogos, através de decreto, e que que os alvarás para a montagem de barracas de fogos, concedidos no período anterior à pandemia, fossem suspensos.

Por meio também de decreto, a Prefeitura de Arapiraca proibiu a comercialização de fogos de artifício e recomendou que a população não acenda fogueiras em espaços públicos ou privados, bem como não queimem ou soltei fogos de artifício durante os festejos juninos deste ano.

Associação dos Municípios de Alagoas (AMA) iniciou uma campanha entre as cidades, para tomarem a mesma atitude.