Polícia

Assaltante de banco, foragido há mais três anos, morre em confronto com a polícia

“Matuto” era envolvido em diversos crimes em Alagoas, Pernambuco e Sergipe

Por 7Segundos, com assessoria 04/06/2020 09h09
Assaltante de banco, foragido há mais três anos, morre em confronto com a polícia
Armas e munições apreendidas - Foto: Ascom PCAL

Um assaltante de banco, que estava foragido há mais de três anos, foi morto ao reagir uma operação conjunta entre as polícias civis de Alagoas (PC/AL) e de Sergipe (PC/SE), bem como da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no município de Laranjeiras, no interior de Sergipe, na última terça-feira (02). 

A ação coordenada pelos delegados Cayo Rodrigues da Seção Especial de Roubos a Bancos da Divisão Especial de Investigação e Capturas (SERB/DEIC) da PC/AL e Dernival Eloi do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope) da PC/SE teve como objetivo capturar Ricardo Jorge Barbosa da Silva, conhecido como "Matuto".

"Com duas condenações por roubo majorado, três por associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, receptação, moeda falsa, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e associação para o tráfico, Matuto foi condenado a 41 anos e 10 meses de prisão. Beneficiado pela progressão de regime, ele rompeu a tornozeleira eletrônica que lhe foi imposta no mesmo dia de sua soltura e, há mais de três anos, estava foragido", relatou o delegado Cayo Rodrigues

A Seção Especial de Roubos a Bancos da PC/AL e a Inteligência da Polícia Rodoviária Federal realizaram, então, cooperação investigativa para localizar Matuto, que, além de estar se furtando à responsabilização penal, também reiterava suas práticas criminosas, valendo-se, para tanto, do uso de, ao menos, duas identidades falsas, conforme reforçou o delegado. "Matuto" era envolvido em diversos crimes nos estados de Alagoas, Pernambuco e Sergipe.

Cayo Rodrigues disse, ainda, que "Matuto" estava escondido no município de Laranjeiras, no interior de Sergipe, e o Complexo de Operações Policiais Especiais passou a integrar a força-tarefa para a sua captura. A operação se deu em uma residência situada às margens da BR-235, onde Matuto resistiu à prisão, atirando contra as equipes policiais que o abordaram. 

"O criminoso foi atingido por disparos de revide e não resistiu aos ferimentos. No local da operação, foram apreendidas uma espingarda e uma pistola .380, bem como dois veículos", concluiu o titular da SERB da PC de Alagoas.