Maceió

Maceió está entre as dez capitais com menor cobertura de saneamento básico

Ranking aponta que coleta e tratamento de esgoto devem ser melhorados

Por Marcos Filipe Sousa 05/06/2020 14h02
Maceió está entre as dez capitais com menor cobertura de saneamento básico
Comunidade com esgoto à céu aberto - Foto: Reprodução/ TV Globo

Entre as capitais brasileiras, Maceió ocupou a 18° posição no Ranking do Saneamento Básico 2020 divulgado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) nesta sexta-feira (5), feito com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2018, o mais recente divulgado pelo governo.

O estudo avalia o percentual de pessoas atendidas pelos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto e de resíduos sólidos, além de aferir o quanto de esgoto recebe tratamento e se os resíduos recebem destinação adequada.

De acordo com as notas dadas no estudo, a capital alagoana tem o pior índice na Coleta de Esgoto com 42,19 pontos. A melhor avaliação foi na Destinação dos Resíduos Sólidos com 100 pontos, seguida da Coleta de Resíduos Sólidos com 99,93.

Já no Tratamento do Esgoto a pontuação também foi baixa, chegando a 55,76 pontos.

A capital com melhor pontuação foi Brasília e a pior Porto Velho.

A Lei do Saneamento Básico, criada em 2007, prevê a universalização do abastecimento de água e do tratamento da rede de esgoto no país. Além disso, o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), de 2014, também estabelece metas de curto, médio e longo prazo pro setor, o que inclui a universalização dos serviços de água, esgoto e lixo até o ano de 2033.