Educação

Projeto Rádio Escola começa nesta segunda-feira para as escolas da rede municipal

O conteúdo educacional produzido pelos professores será transmitido pela Rádio Difusora AM,

Por Assessoria 07/06/2020 12h12
Projeto Rádio Escola começa nesta segunda-feira para as escolas da rede municipal
As serão transmitidas pela rádio Difusora a partir das 13h30 - Foto: Divulgação

As aulas do Projeto Rádio Escola Maceió  iniciam nesta segunda-feira (8), a partir das  13h30. O conteúdo educacional produzido pelos professores municipais será transmitido pela Rádio Difusora AM, emissora que transmite na frequência de 960KHz. As três modalidades de ensino – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens Adultos e Idosos – serão contempladas. O lançamento do Projeto ocorreu na última sexta-feira (5), em entrevista com a secretária de Educação Ana Dayse, na Rádio Difusora.

Em meio à pandemia da covid-19, seguindo as orientações de saúde, as aulas presenciais se mantém suspensas. Algumas atividades com os alunos estão acontecendo de forma remota, por meio de canais virtuais. Pensando na dificuldade de acesso à internet para muitos estudantes da rede municipal, o projeto Rádio Escola Maceió, em parceria com o Instituto Zumbi dos Palmares, através da Rádio Difusora AM, pretende alcançar a maioria dos estudantes da rede a partir desta segunda-feira.

“No que diz respeito ao Ensino Fundamental, as audioaulas terão no máximo 8 minutos, a depender se são anos iniciais ou anos finais. Nos anos iniciais, nós temos o primeiro ciclo de alfabetização, que vai do primeiro ao terceiro ano, nesse ciclo, as aulas terão 5 minutos”, explica a a coordenadora do Ensino Fundamental, Maria José Alves.

As audioaulas dos quartos e quintos anos devem durar entre 7 e 8 minutos, assim como as dos anos finais. Os componentes curriculares serão distribuídos ao longo da semana. Serão duas aulas de português e matemática e uma aula das demais disciplinas.

Para a Educação Infantil, o projeto Rádio Escola Maceió se apresenta como mais uma possibilidade de manutenção dos vínculos entre escolas e crianças, por meio de suas famílias. A coordenadora da Educação Infantil, Angelina Araújo, explica como será composta a programação para a modalidade.

“Agregando as atividades já desenvolvidas na rede  para a manutenção dos vínculos, foi pensada a rádio difusão de músicas, brincadeiras de roda, brincadeiras antigas e outras diversas atividades da cultura da infância. Os profissionais da Educação Infantil estão gravando as atividades e experiências de interações, para que sejam reproduzidas e consigamos manter as crianças vinculadas nesse período de pandemia”, explica Angelina. 

A secretária Ana Dayse Dorea reforça que a participação das famílias dos alunos é essencial para que o projeto tenha sucesso. “Eu insisto em pedir o retorno das famílias. Contamos com a ajuda de vocês também. Ajudem os professores da rede municipal de Educação de Maceió a garantir o conhecimento que é da responsabilidade da escola chegar à sua casa. A programação de aulas está muito bonita. Fizemos um material para agregar os estudantes e os seus responsáveis. Além de matemática e português, vamos trabalhar com arte, teremos apoio psicológico e tantas outras vertentes. Precisamos estar juntos”, disse a gestora. 

Cada bloco de aulas terá uma duração média de 20 a 30 minutos. Os blocos de radioaulas serão veiculados às 13h30, 14h e 15h para estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Os horários das 18h às 19h são para os estudantes da Ejai.