Brasil

Protestos a favor e contra Bolsonaro acontecem em Brasília

Os atos começaram por volta das 9h30. Não há registros de conflitos.

Por uol com Uol 07/06/2020 11h11
Protestos a favor e contra Bolsonaro acontecem em Brasília
Protestos a favor e contra Bolsonaro acontecem em Brasília - Foto: Reprodução

Grupos contra e a favor do governo Jair Bolsonaro (sem partido) dividem a Esplanada dos Ministérios em Brasília, neste domingo (7). Os protestos acontecem ao mesmo tempo, policiais militares fizeram um cordão no gramado para separar os movimentos. Os atos começaram por volta das 9h30. Não há registros de conflitos. É o primeiro domingo com atos contra Bolsonaro na cidade.

Os manifestantes contra o governo carregam faixas com os dizeres "democracia", "Fora, Bolsonaro fascista", "antirracismo". Entre eles há apoiadores do serviço de saúde e membros de torcidas organizadas de futebol. Já os apoiadores de governo têm um trio elétrico e bandeiras pela "liberdade", "família".

O ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno, acompanhou o ato nas proximidades do Congresso. O GSI não informou o motivo da presença de Heleno. Os protestos contrariam as determinações do governador Ibaneis Rocha (MDB-DF), que proíbem manifestações e aglomerações. Entre os atos, está a proibição de aglomeração e o uso obrigatório de máscaras.

Segundo dados do Ministério da Saúde, divulgados ontem, no DF são 208 mortes relacionadas ao novo coronavírus. No país são 35.930 óbitos pelo Covid-19.

A PM (Polícia Militar) do Distrito Federal não informou o número de manifestantes e o efetivo policial utilizado na operação. Segundo a assessoria de comunicação da corporação informou ao UOL, há bloqueio nas laterais do Congresso e não será permitida a entrada de nenhum grupo na Praça dos Três Poderes, onde fica o Palácio do Planalto e o STF (Supremo Tribunal Federal).

Segundo o porta-voz da PM, Major Michello Bueno, em entrevista à CNN Brasil, ambos os grupos passaram por revistas. "Foram apreendidos um tipo de foguete, uma madeira bem grande, e duas máquinas dessas de choque, que utilizam para proteção pessoal", disse.

Nos últimos meses é recorrente a presença de manifestantes pró governo em Brasília, aos domingos. O presidente Jair Bolsonaro costuma acompanhar os eventos e descumpre orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e decreto do DF sobre a obrigatoriedade do uso de máscara. Na última semana, ele desestimulou seus apoiadores a irem em atos e criticou movimentos antifascistas.

No último domingo (31), ele montou em um cavalo da PM e desfilou junto aos manifestantes, em frente ao Palácio do Planalto.