Justiça

Operação Bate e Volta: OAB vai entrar com representação contra autoridades

Advogados são suspeitos de esquema de transferência de presos

Por 7Segundos, com Assessoria 09/06/2020 11h11
Operação Bate e Volta: OAB vai entrar com representação contra autoridades
Sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Alagoas - Foto: Assessoria

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AL) vai entrar com representação contra autoridades que violaram prerrogativas durante o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão contra advogados na operação “Bate e Volta”.

O Conselho Seccional da OAB-AL deliberou em sessão ordinária realizada de forma virtual na sexta-feira (05).

Os membros do Conselho Seccional relembraram que a violação de prerrogativas é crime previsto na Lei de Abuso de Autoridade, aprovada e sancionada em 2019.

“Prerrogativa não é privilégio. Prerrogativa é lei e objetiva proteger a sociedade dos excessos praticados no devido processo legal. Não estamos aqui a tratar da culpabilidade, mas de garantias estabelecidas para o exercício da advocacia. As autoridades policiais somente deveriam ter cumprido os mandados com o devido acompanhamento de um representante da OAB Alagoas. Só tomamos conhecimento da ação quando os advogados já estavam na delegacia. Desde então nos empenhamos para que nenhuma prerrogativa fosse violada", explicou o presidente da OAB Alagoas, Nivaldo Barbosa Jr.

De acordo com o Conselho Seccional, a Procuradoria de Prerrogativas irá providenciar as representações.

“Cabe à Ordem lutar pelo respeito das prerrogativas da advocacia. É importante ressaltar que toda e qualquer violação aos preceitos legais que maculem o Estado Democrático de Direito precisam ser apurados para que ocorra a devida responsabilização”, concluiu diretor de Prerrogativas da OAB Alagoas, Sílvio Arruda.

Operação Bate e Volta

No último quinta-feira (04), o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) concedeu habeas corpus aos advogados Fidel Dias de Melo Gomes, Hugo Soares Braga e Ruan Vinícius Gomes de Lima, presos por envolvimento em um esquema de transferência de presos, durante investigações da operação “Bate e Volta”, deflagrada pela Polícia Civil.