Economia

Pedidos de seguro-desemprego passam dos 8.200 em Maio no Estado

Desde o inicio da pandemia já foram solicitados quase 14 mil Seguros Desemprego em AL

Por Marcos Filipe Sousa 09/06/2020 14h02
Pedidos de seguro-desemprego passam dos 8.200 em Maio no Estado
Carteira de Trabalho - Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

A crise no mercado formal de trabalho agravada pela pandemia do novo coronavírus empurrou mais de oito mil alagoanos para o seguro desemprego em maio, segundo o Ministério da Economia.

No mês passado foram 8.247 pedidos do auxílio, sendo 2.560 a mais que no mês anterior, abril. Se somarmos os dois meses, quando as medidas de isolamento social aconteceram efetivamente, são 13.034 solicitação do Seguro Desemprego.

Nacionalmente o número de solicitações subiu 53% no mês passado em relação ao mesmo período de 2019, quando foram registrados 627.779 requerimentos. Na comparação com abril, a alta foi de 28,3%.

Em abril, o governo editou a medida provisória (MP) 936 que autoriza a suspensão do contrato de trabalho e redução de jornada e de salário, na tentativa de preservar os empregos.

A medida resultou na formalização de 9,2 milhões de acordos entre patrões e empregados. As empresas que aderem à MP se comprometem a manter o emprego de funcionários por igual período de redução de jornada ou suspensão de contrato.

Em contrapartida, a União ajuda a complementar o salário dos trabalhadores.