Saúde

Após reclamações, Governo garante pagamento do percentual de insalubridade

Profissionais do Hospital da Mulher cobram recebimento

Por 7Segundos 09/06/2020 12h12
Após reclamações, Governo garante pagamento do percentual de insalubridade
Hospital da Mulher, localizado no bairro do Poço - Foto: Assessoria

Técnicos de enfermagem e enfermeiros que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus estão cobrando um adicional de cerca de R$ 600 que foi prometido no Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira, referencia em covid-19 em Alagoas.

De acordo com a denúncia recebida pelo 7Segundos, os profissionais que foram contratados por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS) em 2019 ainda não recebem o percentual de insalubridade e, por isso, foram informados que iriam receber essa gratificação.

“Receber o percentual de insalubridade é luta antiga. A coordenação sempre diz que é preciso passar por vários processos. Estávamos esperando até que falaram sobre o incentivo de R$ 600 para quem está na linha de frente, mas até agora nada”, explicou um técnico de enfermagem que não quis se identificar.

De acordo com ele, o adicional foi prometido para dia 20 abril, depois adiado para 20 de maio e, da última vez, transferido para a mesma da data do mês de junho.

Porém, ainda segundo a denúncia, os profissionais que foram contratados por meio do chamamento público para o combate à covid-19 já receberam o valor adicional.

O técnico de enfermagem ressaltou que não há problemas com o fornecimento de Equipamentos Individual de Proteção (EPIs) no Hospital da Mulher, mas que o medo de voltar para casa infectado é constante.

“Vou trabalhar porque tem que ir, mas preciso conviver com a sensação de voltar para casa sem saber todos os dias se fui infectado, se vou ficar doente. Receber o percentual de insalubridade é apenas o nosso direito. Peço a Deus que essa realidade acabe logo”.

Ao 7Segundos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que a implantação do adicional de insalubridade para os profissionais já foi solicitada à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).

“Salienta que, até que a tramitação do processo seja concluída e a medida entre em vigor, a Sesau realiza o pagamento por meio de folha suplementar, onde parte dos técnicos de enfermagem já recebeu a insalubridade e a outra parte será contemplada no próximo dia 8 de junho”, diz um trecho da nota.