Política

Rodrigo Cunha pede urgência na aprovação de projeto que obriga transparência a dados da pandemia

PL é de autoria do senador alagoano

Por Assessoria 10/06/2020 17h05
Rodrigo Cunha pede urgência na aprovação de projeto que obriga transparência a dados da pandemia
Projeto de Lei é de autoria do senador alagoano - Foto: Reprodução

O senador Rodrigo Cunha fez nesta quarta-feira (10) um pronunciamento em que pede urgência na aprovação do projeto de sua autoria que obriga o governo a divulgar integralmente e em tempo real todos os dados referente à pandemia e a criar um Plano Nacional de Gestão de Combate ao Coronavírus. É o PL 3160, apresentado por ele ao Senado na semana passada.

O senador critica a mudança de metodologia na divulgação de dados nos informes do Ministério da Saúde, que tirou do ar, por vários dias, os números acumulados de mortes e casos da doença no Brasil. Após decisão do Supremo Tribunal Federal, a pasta voltou a informar ontem esses dados. Para Rodrigo, no entanto, é importante que isso esteja consolidado em lei para que os cidadãos não sejam prejudicados com falhas na prestação de informações que são fundamentais em tempos de calamidade.

“As comunicações, que no início da pandemia eram irretocáveis do ponto de vista da transparência, deixaram de conter dados importantes, como o número acumulado de casos e mortes, deixando de informar integralmente a real situação dessa terrível doença que assola nosso país. Esses dados são fundamentais para que os governos estaduais e municipais possam organizar suas estratégias de combate à doença e para que a população saiba a real dimensão dessa tragédia. É assim que todos os países democráticos têm agido”, discursou Rodrigo. 

O senador alagoano elogiou a iniciativa do consórcio formado pelos maiores jornais e sites do país para buscarem diretamente junto às secretarias de saúde estaduais os números atualizados da pandemia, e assim suprir as falhas nas informações do governo federal. Recentemente, Rodrigo relançou a ferramenta Monitora Alagoas, na qual o cidadão pode buscar todas as informações sobre a Covid nos 102 municípios alagoanos.