Política

Renan Filho prorroga decreto de isolamento social até o dia 22

Anúncio foi feito por meio de uma live na manhã desta quarta-feira (10)

Por 7Segundos 10/06/2020 11h11
Renan Filho prorroga decreto de isolamento social até o dia 22
Governador Renan Filho (MDB) - Foto: Reprodução

O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB) decidiu prorrogar o decreto de isolamento social no estado até 22 de junho. O anúncio foi feito durante uma transmissão nas redes sociais, na manhã desta quarta-feira (10). O prefeito Rui Palmeira (sem partido) também esteve presente.

Segundo o governador, a partir do dia 22 o setor produtivo será reaberto gradativamente. As aulas presenciais nas escolas públicas e privadas de todo o Estado seguem suspensas até o dia 30.

O último balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), nessa terça-feira (09), aponta que Alagoas tem 17.193 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) e 640 óbitos.

"Estamos mais próximos do fim do que do começamos", disse o governador, acrescentando que até o dia 15 será apresentado protocolo sanitário para abertura gradativa do comércio e o plano de distanciamento social controlado.

"Com essa prorrogação, vamos criar espaço para uma mudança importante, que é finalizar a discussão com o setor produtivo, com as igrejas, com os representantes da área educacional, para que a gente possa iniciar em Alagoas, um novo momento que será o distanciamento social controlado", complementou Renan Filho.

Fiscalização

O novo decreto, que será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), mantém atenção especial da fiscalização na região metropolitana de Maceió e no Agreste, onde os casos confirmados e mortes por coronavírus têm crescido.

As abordagens serão intensificadas, especialmente em Arapiraca e, em caso de desobediência e de descumprimento às medidas restritivas, os infratores serão penalizados.

"O que muda nesse decreto é que a região de Arapiraca vai ser o novo foco de fiscalização por se registrar que, na capital, a demanda hospitalar tem diminuído", esclareceu o governador.