Geral

Hemoal não abre para doação de sangue no feriado de Corpus Christi

Unidades Maceió e Arapiraca funcionam apenas para liberar hemocomponentes e atender hemofílicos

Por Ascom Sesau 10/06/2020 14h02
Hemoal não abre para doação de sangue no feriado de Corpus Christi
Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Unidade Maceió - Foto: Carla Cleto

Em decorrência do feriado nacional de Corpus Christi, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) não irá funcionar para doação de sangue nesta quinta-feira (11). O atendimento nas unidades Maceió e Arapiraca será apenas interno, em regime de plantão, para liberar hemocomponentes às maternidades e hospitais públicos do Estado, além de atender pacientes hemofílicos que necessitem de assistência emergencial.

Na sexta-feira (12), as doações de sangue poderão ser realizadas normalmente em seus horários habituais. Na Unidade Maceió, localizada na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, o atendimento ocorre das 7h às 18h e, no sábado, das 8h às 12h. Já na Unidade Arapiraca, situada na Rua Desportista Ernesto Alves Siqueira, no bairro Centro, o funcionamento ocorre das 7h30 às 17h30.

Além de ter boa saúde, os voluntários que desejem se candidatar à doação de sangue, devem ter peso superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos, conforme estabelece portaria do Ministério da Saúde (MS). É necessário, ainda, se dirigir ao Hemoal portando um documento de identificação com foto, a exemplo da Carteira de Identidade.

Já no caso dos menores de 18 anos, a doação só é permitida mediante o acompanhamento dos pais ou de um responsável direto. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde (MS), ficam impedidas de doar sangue as pessoas que tenham contraído Doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos.

Quanto às gestantes e lactentes, também há o impedimento e, para os doadores habituais que irão repetir o procedimento, deve ser respeitado um prazo. No caso dos homens, o intervalo entre uma doação e outra é de dois meses; já as mulheres, só podem voltar a doar sangue após três meses da última doação.