Geral

Coronavírus: Ebserh divulga lista de aprovados em cargos que atuarão no combate ao vírus

Segundo a rede de serviços hospitalares, convocação deve ocorrer ainda nesta semana.

Por Ministério da Educação 10/06/2020 14h02
Coronavírus: Ebserh divulga lista de aprovados em cargos que atuarão no combate ao vírus
Coronavírus: Ebserh divulga lista de aprovados em cargos que atuarão no combate ao vírus - Foto: Reprodução/ MEC

Na última segunda-feira (8), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) publicou, o resultado do segundo processo seletivo emergencial (PSE) voltado à contratação temporária de pessoal em novos cargos para o enfrentamento à Covid-19. O novo PSE contou com 31,5 mil inscritos para os cargos de médico plantonista, médico (Medicina do Trabalho), farmacêutico, assistente social, biomédico e técnicos em Análises Clínicas, Radiologia, Necropsia e Farmácia. O resultado está disponível no PORTAL DA REDE EBSERH.

O diretor de Gestão de Pessoas da estatal, Rodrigo Barbosa, afirmou que o início das convocações para esses ocorrerá ainda nesta semana. “A contratação de profissionais dos novos cargos do PSE possibilitará a reposição do quadro de pessoal e o reforço necessário em áreas sensíveis para o combate à Covid-19. O início das convocações ocorrerá nos próximos dias, mas é importante ressaltar que se trata de cadastro reserva e que essas convocações ocorrerão de acordo com as necessidades de cada hospital. A definição dos profissionais que constam desse processo é resultado da avaliação de que uma variedade maior de profissionais se faz necessário para o enfrentamento da pandemia”, pontuou Barbosa.

O total possível de contratações desses novos cargos já foi previsto no primeiro processo seletivo, ou seja, somadas ambas as seleções, poderão ser contratados aproximadamente 6 mil profissionais temporários, dependendo da demanda. Esses processos seletivos não impactam nos concursos públicos realizados em 2019, que estão em andamento e continuam seguindo seus trâmites normais. As vagas dos processos seletivos são exclusivas e temporárias para enfrentamento à Covid-19.

Saiba mais

No primeiro processo seletivo, foram autorizados os cadastros reserva para médicos nas especialidades de Medicina de Emergência, Anestesiologia, Clínica Médica e Medicina Intensiva, para enfermeiros (incluindo as especialidades de Terapia Intensiva e de Urgência e Emergência), para técnicos em enfermagem, para fisioterapeutas, para engenheiros (clínico e mecânico) e para arquitetos. Nessa etapa, foram registradas 225 mil inscrições.

Atuação da Rede Ebserh

Para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, a Rede Ebserh implementou o Comitê de Operações Especiais (COE) para definir estratégias e ações em nível nacional. Desde os primeiros anúncios sobre a Covid-19, a Rede Ebserh tem trabalhando em parceria direta com os ministérios da Saúde e da Educação, com participação nos COEs desses órgãos, e tendo como diretrizes o monitoramento da situação no país e em suas 40 unidades hospitalares.

Tem atuado na realização de treinamento de funcionários da Rede, promoção de webaulas, definição de fluxos e instituição de câmaras técnicas de discussões com especialistas. Promoveu processos seletivos emergenciais com a possibilidade de contratação de aproximadamente 6 mil profissionais temporários para o enfrentamento da pandemia

Também disponibilizou R$ 274 milhões para ações contra o coronavírus, recursos do Ministério da Educação (MEC) liberados pela Ebserh de acordo com a necessidade e urgência de cada unidade hospitalar. A verba está sendo utilizada em adequação da infraestrutura, aquisição e manutenção de equipamentos, compra de medicamentos e outros insumos, além de equipamentos de proteção individual.

Em algumas regiões, as unidades da Rede Ebserh têm atuado como hospitais de referência ao enfrentamento do Covid-19, enquanto que em outras, atuam como retaguarda em atendimentos assistenciais para a população, por meio do Sistema Único de Saúde.