Capital

Covid-19: Prefeitura de Maceió estuda adequações em espaços públicos

Grupo de Trabalho vai estabelecer protocolos para retomada das atividades

Por Secom Maceió 12/06/2020 10h10
Covid-19: Prefeitura de Maceió estuda adequações em espaços públicos
Íria Almeida – Secretária de Governança - Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió, por meio do Gabinete de Governança (GGOV), tem pensado em cada detalhe que possa amenizar os impactos causados pelo novo coronavírus. Nesta sexta-feira (12), foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) a Portaria Nº 003, que institui o Grupo de Trabalho para Adequações nos espaços públicos durante e no pós-pandemia da Covid-19.

Pensando nos impactos econômicos e sociais causados pelo vírus, o objetivo do Grupo de Trabalho é promover estudos e projetos destinados à implantação de inovações urbanas nos espaços públicos, além de estabelecer os protocolos necessários para o apoio à retomada das atividades, obedecendo todas as medidas de segurança e bem estar dos cidadãos maceioenses.

Íria Almeida, Secretária de Governança, falou sobre a ideia da criação do Grupo de trabalho e como pode ser importante para a população de Maceió. “O espaço público voltou ao foco das discussões acerca da qualidade de vida urbana e, mais além, passou a ser ponto chave para contermos a disseminação do novo coronavírus e apoio à retomada segura da vida na cidade. A discussão e montagem de materiais acerca da matéria de forma multidisciplinar e rápida, por si só já é uma inovação. Esperamos chegar a bons resultados nos próximos dias”, explicou a secretária.

Composição

A Portaria n° 003, do Gabinete de Governança (GGov), publicada nesta sexta, segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Grupo de Trabalho é composto por representantes dos seguintes órgãos municipais: Gabinete de Governança (GGov); Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet); Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs); Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel); Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes); e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

Competências do Grupo de Trabalho

O Grupo de Trabalho instituído tem as seguintes competências: sugerir diretrizes e estratégias das ações dos órgãos participantes, a partir da definição de eixos e objetivos prioritários; consolidar em documentos informações relativas aos estudos, projetos e protocolos adotados para a implantação de inovações urbanas nos espaços públicos, como apoio à retomada das atividades econômicas e sociais, durante e após a pandemia do novo coronavírus, de forma temporária ou definitiva; e propor e monitorar indicadores capazes de medir a evolução no alcance dos objetivos, para, caso haja necessidade, acionar gatilhos que superem esses indicadores.