Maceió

Caso Braskem: Força-tarefa quer a desocupação de dois mil imóveis

Novo mapa da área aponta um aumento das áreas críticas nos bairros do Pinheiro, Bebedouro e Bom Parto

Por 7Segundos 15/06/2020 17h05
Caso Braskem: Força-tarefa quer a desocupação de dois mil imóveis
Novo mapa da área aponta um aumento das áreas críticas - Foto: Divulgação

A Força-tarefa composta pela Defensoria Pública do Estado (DPE/AL), Ministério Público do Estado (MPE/AL), Defensoria Pública da União (DPU) e Ministério Público Federal (MPF) pede a desocupação de quase dois mil imóveis nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto após divulgação de novo mapa da área que aponta um aumento das áreas críticas.

Através de nota divulgada à imprensa informaram que já comunicaram a empresa Braskem para a adoção de imediatas providências, e que adote rapidamente medidas para garantir a segurança dos moradores dessa área, bem como para a Defesa Civil adotar as providências que lhe couberem.

São 1.485 imóveis localizados nos bairros do Pinheiro e Bebedouro, 120 no Mutange e 313 no Bom Parto.

Confira a nota:

Nota

A Força-tarefa composta pela Defensoria Pública do Estado (DPE/AL), Ministério Público do Estado (MPE/AL), Defensoria Pública da União (DPU) e Ministério Público Federal (MPF) informa que recebeu, na última sexta-feira, 12, mapa e relatório confeccionados pela Defesa Civil e Serviço Geológioco do Brasil (CPRM) apontando a ampliação da criticidade 00 (parte verde cítrica) para abranger 1.918 imóveis, sendo 1.485 localizados nos bairros do Pinheiro e Bebedouro, 120 no Mutange e 313 no Bom Parto, tudo em face do constate movimento do solo causado pela mineração, conforme demonstração presente no mapa, ora anexado.

A Força-tarefa informa que já comunicou a empresa Braskem para a adoção de imediatas providências, se adequando celeremente à situação apresentada, adotando medidas pertinentes a fim de garantir a segurança dos moradores dessa nova área de criticidade 00, bem como para a Defesa Civil adotar as providências que lhe couberem.

A situação também será levada ao judiciário, na ação civil pública interposta no mês de abril de 2019, para que o juiz adote as providências necessárias.

A Defesa Civil de Maceió divulgará, o mais breve possível, detalhes do novo mapa.

Por fim, a Força-tarefa alerta a população que é extremamente indispensável se retirar do local de risco para garantir a própria segurança, consoante consta no relatório da CPRM.

Sem mais para o momento,

Força-tarefa do Pinheiro e adjacências

Maceió, 15 de junho de 2020